Olhar Direto

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Notícias | Política MT

debatendo o caos

"Força tarefa" discute sobre crise e estadualização da saúde (Atualizada)

24 Out 2011 - 15:31

Da Redação - Julia Munhoz/ Da Reportagem Local - Alline Marques

Um grupo de deputados estaduais está reunido na tarde desta segunda-feira (24) com o governador Silval Barbosa (PMDB) na tentativa de buscar soluções para equacionar a grave crise na saúde pública enfrentada pelo Estado e debater a estadualização dos pronto-socorros de Cuiabá e Várzea Grande.


Participam desta 'força tarefa' o prefeito da capital, Chico Galindo (PTB), e da Cidade Industrial, Tião da Zaeli, além do secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Pedro Henry, bem como os secretários municipais, Lamartine Godoy e Fábio Saad, de Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente.

O deputado estadual Aray Fonseca (PSD) disse, em entrevista ao Olhar Direto, que havia sugerido o encontro ao governador na sexta-feira (21). “A única forma é o governador chamar a responsabilidade para si e convocar os secretários, prefeitos e a bancada da Saúde para montar uma estratégia de emergência”, afirmou o deputado.

A reunião também é resultado de uma audiência pública requerida pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), realizada na semana passada. O deputado Walace Guimarães também participa das discussões.

O prefeito Tião da Zaeli já se posicionou favorável à estadualização da unidade de saúde de Várzea Grande e as informações são de que os trâmites neste sentido estão bem adiantados. O impasse, na verdade, estaria nas discussões envolvendo o pronto-socorro da capital.

Crise


A crise na saúde pública chegou a uma situação insustentável após o forro de gesso da sala de emergência da unidade hospitalar da capital cair, durante uma chuva. A queda do forro interrompeu o atendimento nopPronto-socorro de Cuiabá e toda a demanda foi transferida para o pronto-socorro de Várzea Grande, que não suportou o excesso de atendimentos.

Desde a sexta-feira a Prefeitura de Cuiabá tem anunciado que os atendimentos foram retomados no pronto-socorro e parte dos pacientes foi transferida para outras unidades hospitalares da capital.


Atualizada às 16h26

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet