Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

Discursos e aplausos

Congresso revela insatisfação de vereadores com Estado e União

Foto: Thalita Araújo/OD

Congresso revela insatisfação de vereadores com Estado e União
Vereadores de municípios de todo o Estado estão reunidos em Cuiabá para participar do 1º Congresso dos Vereadores de Mato Grosso, que acontece hoje e amanhã no Centro de Eventos do Pantanal. Na abertura do evento, os discursos e os aplausos evidenciaram um sentimento de insatisfação dos presentes com o Estado e a União.


Um dos discursos mais intensos nesse sentido foi do presidente da Associação Mato-grossense de Municípios, Pedro Ferreira. “O governo cria programas e cria programas. E quem banca a manutenção depois é o município. (...) Não agüentamos mais fazer o papel do Estado e da União. Uma hora os municípios vão entrar em um estado de caos”, afirmou Pedro, sendo fortemente aplaudido pelos vereadores participantes.

O prefeito de Jauru e presidente da AMM disse, ainda, que os vereadores devem ter mais cuidado com os deputados, porque alguns deles ficam “lá fora” trabalhando e acabam aprovando projetos que dificultam ainda mais o trabalho em cada município. A opinião dos vereadores que lotavam a platéia pode ser deduzida pelos aplausos enérgicos e demorados à fala de Pedro Ferreira.

O prefeito Wilson Santos também teve seu momento de mostrar uma ponta de insatisfação com as relações entre Estado e União. O tema foi o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, IPVA. “Nós recebemos só a metade do IPVA, mas a conta, recebemos inteira”, afirmou.

O vice-governador Silval Barbosa e o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva, também discursaram na abertura do Congresso. Bento Batista, presidente da União dos Vereadores do Brasil, tocou no ponto do cooperativismo entre os vereadores como uma ferramenta eficiente pra melhorar o trabalho cada vez mais. Ao todo, são quase 52 mil deles por todo o país.



O congresso

O 1º Congresso de Vereadores de Mato Grosso é o maior evento do gênero já realizado no estado. O congresso deve reunir pelo menos 800 vereadores em Cuiabá, nos dias 07 e 08 de maio. Segundo o presidente da Ucmmat, vereador Aluizio Lima Pereira, entre os objetivos do congresso está o de oportunizar aos vereadores acesso a informações e ao conhecimento sobre temas relevantes que, por sua vez, vão subsidiar os legisladores no exercício de seus mandatos.

Entre os palestrantes estão os nomes como do senador Mão Santa (PMDB-PI), que falará do tema “A formação do legislador municipal”, do secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, que abordará questões relacionadas à regularização fundiária, da senadora Serys Marli Slhessarenko, que tratará da modernização da administração pública municipal, além do deputado Federal Paulo Piau (MG), que tratará de ética e cidadania no legislativo municipal.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet