Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

Decisão

Justiça Eleitoral julga recursos de Mendes e Faustino na próxima terça

Membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) devem julgar nesta terça-feira (19), o recurso contra o empresário Mauro Mendes, candidato derrotado a Prefeitura de Cuiabá, nas eleições de 2008, e que teve o registro cassado pela Justiça Eleitoral o tornando inelegível por três anos. Além dele, também está inelegível a candidata a vice-prefeita, ex-deputada, Verinha Araújo (PT). Também será julgado o processo contra o prefeito de Santo Antônio de Leverger, Faustino Dias (DEM), cassado por compra de votos.


O processo nº 335/2008, de Mendes, está na pauta, já que no último dia 12 de maio, o desembargador, Rui Ramos, pediu vistas no processo após o relator, desembargador Yale Sabo Mendes votar pela anulação da sentença e devolução dos autos primeira instância. O parecer oral do procurador regional eleitoral, Thiago Lemos, foi pelo conhecimento e improvimento do recurso.

A ação contra Mendes, interposta pela Coligação “Dante Martins Oliveira”, encabeçada pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), é de abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio, gasto ilícito de recursos com a confecção, distribuição, utilização indevida e ilícita de camisetas e bonés por cabos eleitorais de Mendes.

Mauro Mendes está na lista de nomes do PR para a disputa das eleições em 2010, já que saiu fortalecido no embate eleitoral com Wilson Santos, com 39, 5% dos votos válidos. Ele é cotado para ser vice na chapa do pretenso candidato Silval Barbosa (PMDB), vice-governador do Estado.

Santo Antônio

O prefeito cassado de Santo Antônio de Leverger, Faustino Dias, tenta reverter a situação na Justiça Eleitoral, sendo alvo de três cassações. Uma por abuso de poder econômico através da distribuição de camisetas, outra por publicação irregular de propaganda eleitoral em um jornal de Cuiabá, e a terceira com base na declaração de duas pessoas que dizem ter negociado voto em favor de candidatos a vereador e do prefeito democrata. Ele tenta retomar o cargo através de um efeito liminar a um recurso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet