Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Paulo Salustiano ministra palestra sobre longevidade às servidoras da AL/MT

Doutor em Medicina da Longevidade, Paulo Salustiano, ministrou na tarde desta segunda-feira (14.05), a palestra “Como envelhecer sem ficar velho”, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa. A iniciativa, que homenageou às servidoras da Casa de Leis pelo Dia das Mães, comemorado dia 13 de maio, foi uma realização da Sala da Mulher e do gabinete do deputado Mauro Savi (PR).


O palestrante, que é master em Ciência Anti-Aging (Medicina da Longevidade, garantiu que é possível viver com qualidade. Conforme ele, existem dois tipos de medicinas: a que trata sintomas e a que trata a causa, que é a preventiva. “Mais do que uma consulta médica, a medicina da longevidade é um programa para qualidade de vida e saúde, que retarda o envelhecimento e a idade biológica. Um infarto não acontece do dia pra noite. Mas, normalmente esperam essa doença para fazer algo”, explicou.

Entre os fundamentos da medicina de longevidade, Salustiano falou sobre a relação do estresse, atividade física, da dieta anti-inflamatória, hormônios bioidênticos, suplementação de nutrientes. Segundo Salustiano, priorizar a atividade física é necessário para o equilíbrio de hormônio. E que o estresse é realmente o grande ‘mal’ da vida moderna, uma vez que está por trás de toda doença.

“Tendo o cuidado com esses princípios o resultado é igual à saúde e longevidade. Pois a prevenção é não deixar a doença aparecer”, afirmou ao citar que apenas 15% das doenças são hereditárias. “O restante é prevenção. Temos que aprender a manusear esse estresse. Sem falar da alimentação, a base de uma dieta que vai trabalhar a zona de equilíbrio hormonal”, explicou o doutor.

A chefe de gabinete da Presidência, Maria Helena Caramello, representou o presidente do legislativo estadual, José Riva (PSD) e destacou a importância da palestra, tendo em vista que a cada dia cresce a população idosa no Brasil, aumenta o número de pessoas que envelhecem.“Precisamos de orientações para chegar à maturidade com qualidade de vida. A preocupação, hoje em dia, é que não estamos sabendo envelhecer. E mais. Não estamos sabendo tratar nossos idosos. Parabenizo a todas as mães, em nome do deputado Riva. Pois, se somos, nós, mulheres, 50% da população, também somos mães dos outros 50%”.

Pela Sala da Mulher, a assessora Tânia Arantes, alertou sobre a importância de ter hábitos saudáveis ainda na juventude. “Eu falo por mim, que sou sedentária e fumante. Se tivesse feito caminhada quando era jovem, por exemplo, acredito que minha qualidade de vida seria outra. Com o passar dos anos e na correria do dia-a-dia, vamos adquirindo hábitos que acabam por nos tirar de caminhos mais saudáveis”, revelou Tânia.

Paciente de Paulo Salustiano, Janaina Riva também prestigiou a palestra e dá exemplo de que é preciso cuidar da saúde ainda jovem. “São pequenos hábitos que adquirimos agora que fará toda a diferença para termos melhor qualidade em nossas vidas. Quero ainda parabenizar todas essas mulheres batalhadoras e guerreiras, que são mães e esposas, e ainda profissionais, pois não é fácil dar conta de tudo”.

A secretária Adjunta de Trabalho e Assistência Social (Setas), Vanessa Rosin Figueiredo, disse que a pasta tem esse trabalho voltado às mulheres e mães, que também são chefes de família. Ratificou que elas auxiliam no orçamento, cuidam dos filhos, são empreendedoras e não deixam de dar atenção para quem está em casa. “Na assistência social, procuramos fazer este trabalho de valorização da família para a sociedade, com o objetivo de resgatar estes valores que foram perdidos por alguns. Parabenizamos a sala da Mulher e o deputado Mauro Savi, que solicitaram a palestra e estou aqui, em nome da primeira-dama do Estado e titular da Setas, Roseli Barbosa, para prestigiar a iniciativa”.

No final da palestra, foram sorteados brindes às servidoras da AL/MT. A esposa do deputado Mauro Savi, Dilair Savi, disse que a ideia foi promover algo diferente às servidoras que, na sua maioria são mães. “São medidas simples com pequenas ações no nosso dia-a-dia que fazem a diferença para envelhecer de forma saudável, ativa, produtiva e evitando doenças”, concluiu. O deputado Mauro Savi também prestigiou a palestra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet