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Sábado, 29 de junho de 2024

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Secretário da Secopa enfatiza interesse do governo estadual de pedir descontos

Foto: Assessoria/Secopa

Secretário da Secopa enfatiza interesse do governo estadual de pedir descontos
O secretário extraordinário da Copa, Mauricio Guimarães, frisou o interesse do governo estadual de pedir desconto nas propostas apresentadas pelos consórcios licitantes para a implantação do novo modal de transporte de Cuiabá e Várzea Grande. Ele ainda disse que pode ser feito complemento de empréstimo para pagar o valor proposto pelas licitantes, com valor mínimo de R$ 1 bilhão 477 milhões 617 mil 277 reais e 15 centavos, oferecido pelo Consórcio VLT Cuiabá.


A negociação para baixar valor de proposta para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começará assim que for publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E) o nome do consórcio vencedor, após prazo recursal de cinco dias e, se necessário, mais cinco dias para contrarrazões, caso seja solicitado pelas licitantes.

A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou em abril deste ano o montante de R$ 423,7 milhões para o governo estadual implantar, em Cuiabá e Várzea Grande, o modal de transporte de passageiros Veículo Leve sobre Trilhos, principal obra do pacote de mobilidade urbana criado para preparar a Capital para a Copa do Mundo de 2014. Outros R$ 727 milhões serão viabilizados por meio de empréstimo com recursos do BNDES.

“A Lei permite a fase negocial depois de publicado [no Diário Oficial do Estado] o resultado. Junto com a empresa [vencedora] vamos tentar diminuir os custos, como tentamos fazer em todas às obras públicas”, disse Guimarães ao Olhar Direto durante apresentação da documentação para habilitação do Consórcio VLT Cuiabá na Secopa nesta quinta-feira (24).

Mauricio Guimarães tentou resistir em falar a forma para paga o valor proposto pelos grupos e disse que o governo está buscando alternativas. “Cuiabá vai fazer parte da modernidade, vai ter o modal moderno para à Copa de 2014”. O secretário extraordinário da Secopa ainda afirmou que o VLT deve ficar pronto até o primeiro trimestre de 2014, conforme consta em contrato.

O prazo máximo para ser divulgado o nome do consórcio que irá construir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá e Várzea Grande deve sair em até 10 dias úteis. O Consórcio VLT Cuiabá apresentou nesta quinta-feira (24) a documentação para habilitação e as propostas devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado (D.O.E) até esta sexta-feira (25), quando as licitantes podem entrar com pedido de recurso.

O Consórcio VLT Cuiabá apresentou a melhor proposta técnica e o menor valor para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá e Várzea Grande. O preço proposto é de R$ R$ 1 bilhão, 477 milhões, 617 mil, 277 reais e 15 centavos. O resultado da análise foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22).

O primeiro colocado, Consórcio VLT Cuiabá, ficou com nota 99,88. O Consórcio Mendes Junior/Soares da Costa/Alstom com 98,20, Consórcio Tranvia Cuiabá com 96,49 e o Consórcio Expresso Verde, 73,45. O critério utilizado pela Secopa para chegar ao vencedor foi dividido em somatória de pesos para proposta de preço (40%) e proposta técnica (60%).

Confira as propostas

Consórcio VLT Cuiabá: R$ 1 bilhão, 477 milhões, 617 mil, 277 reais e 15 centavos

Consórcio Mendes Júnior Soares Costa/Altom: R$ 1 bilhão, 547 milhões, 152 mil, 071 reais e 95 centavos

Consórcio Tranvia Cuiabá: R$ 1 bilhão, 596 milhões, 018 mil, 626 reais e 03 centavos

Consórcio Expresso Verde: R$ 1 bilhão, 850 milhões, 977 mil, 101 reais e 36 centavos


Notas das licitantes


Consórcio VLT Cuiabá: 99,88

Consórcio Mendes Júnior Soares Costa/Altom: 98,20

Consórcio Tranvia Cuiabá: 96,49

Consórcio Expresso Verde: 73,45

Empresas que compõem cada consórcio

Consórcio "VLT Cuiabá": cinco empresas
Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda, Astep Engenharia Ltda.

Consórcio "Mendes Junior/Soares Costa/Alstom": três empresas
Mendes Junior Trading e Engenharia S.A, Sociedade de Construções Soares da Costa S/A, Alstom do Brasil Engenharia e Transporte.

Consórcio "Tranvia Cuiabá": oito empresas
S/A Paulista Construções e Comércio, Trans Sistemas de Transporte S/A, Isolux Projetos e Instalações, Corsán-Corviam Construccion S/A, Isolux Ingeneria S/A, Vossloh España S/A, Vossloh Kiepe, Vetec Engenharia.

Consórcio "Expresso Verde": seis empresas
Engeglobal Construções Ltda, China National Machinery Import & Export Corporation - CMC, Construtora RV Ltda, Convap Engenharia e Construções S/A, Três Irmãos Engenharia Ltda, Ecoplan Engenharia Ltda.

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