Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Com apoio de Zeca Viana, estudantes levam projeto de moradia gratuita à AL

Representantes dos estudantes universitários participaram, nesta quarta-feira (24), da segunda reunião ordinária da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa com a finalidade de apresentar a proposta de criação e implantação da Casa Estadual dos Estudantes, em Cuiabá.


A explanação atendeu à indicação do deputado Zeca Viana (PDT) -- que apesar de não compor a Comissão de Educação, acompanhou toda a reunião presidida pelo deputado Ezequiel Fonseca (PP). O representante da casa do estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Caiubi Kuhn; o coordenador da Secretaria Nacional da Casa dos Estudantes, Fernando Lessa; o aluno de psicologia da Universidade de Cuiabá (UNIC) -- beneficiado pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) -- Donizete Ribeiro; e a técnica de edificações da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) Thânia Ávila foram os encarregados de expor o assunto aos deputados.

O deputado Zeca Viana alertou sobre a complexidade de se trabalhar o ensino superior em nível estadual, mas se prontificou a levar a proposta ao Colégio de Líderes – reunião semanal que reúne a maioria dos deputados – e propor destinação de parte das emendas para a construção. “Há a necessidade desta casa. Mas existem obstáculos para serem solucionados, já que o local deverá abrigar muitos estudantes. Contudo, vamos debater em todas as esferas”, disse Viana.

A representante da AMM declarou que a instituição apóia a reivindicação e criará um projeto arquitetônico, contendo engenharias complementares e o orçamento da obra. Segundo Caiubi, a Casa Estadual do Estudante deverá atender 200 acadêmicos. “São muitos estudantes do interior que procuram esta casa devido ao alto custo de vida em Cuiabá. São jovens de baixa renda e querem fazer um curso superior”. argumentou Caiubi.

O deputado Ezequiel Fonseca disse que após a entrega do projeto arquitetônico marcará uma audiência com o secretário de Educação, Ságuas Moraes, no sentido de fortalecimento da proposta antes de apresentá-la ao governador Silval Barbosa. “Quero, com o apoio dos deputados e prefeitos de todo o estado, mobilizar à frente do governador para que este projeto saia do papel e se torne realidade. A inclusão social é um direito de todos”, pontuou Fonseca.

CASA DO ESTUDANTE - O objetivo, segundo Caiubi Kuhn, é de que o estudante tenha condições de concluir o ensino superior e com isso contribuir para o desenvolvimento do país. “Hoje a casa dos estudantes da UFMT atende 150 alunos para um universo de 18 mil alunos existente na universidade. Além disso, temos os alunos que estudam em universidades particulares por meio de bolsas”, afirmou Caiubi.

Para complementar, Fernando Lessa afirma que haverá uma seleção socioeconômica entre os alunos que pleitear a vaga. “É preciso provar as condições financeiras da família, beneficiando apenas aquelas pessoas que são de baixa renda. As famílias geralmente não têm condições de manter o filho aqui na capital e muitos deles desistem dos cursos, ocorrendo a evasão nas salas de aula”, destacou o estudante.

“Quando saímos do interior temos que pagar moradia, alimentação, livros entre outras coisas. Essa é uma lacuna que o Prouni ainda não cobre e é preciso corrigir isso. Podemos unir forças e lutar por uma política de transformação social”, falou Donizete Ribeiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet