Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Câmara de Cuiabá

Dez partidos e 18 vereadores novos e reeleitos tentam nome de consenso

Foto: Olhar Direto

Dez partidos e 18 vereadores novos e reeleitos tentam nome de consenso
Dezoito vereadores novatos e reeleitos de 10 partidos têm se reunido semanalmente para discutir o “resgate da imagem” da Câmara de Cuiabá. O último encontro foi ontem, na casa de um deles, quando participaram 14 devido conflito de agenda. Em tese, os vereadores são contrários à reeleição do atual presidente, Júlio Pinheiro (PTB), e acenam para fortalecer a candidatura de João Emanuel (PSD), vereador mais votado com 5.824 votos.


Um sinal da resistência ao nome de Pinheiro é a participação de metade do seu partido, o PTB, nas reuniões, com os vereadores Leonardo de Oliveira e Dilemário Alencar, este último com rusga contra o atual presidente. Entre os parlamentares que compõem o grupo estão ainda Oséas Machado (PSC), o último a ganhar uma das 25 vagas do legislativo, com 1.464 votos. Além de representantes do PSD, PDT, PSB, PRTB, PV, PMDB, PRP, PT.

Genro de Riva é eleito com recorde de votos e deixa Pop de fora; lista

Marcrean Santos Silva (PRTB), mais votado que Júlio Pinheiro, com 3.570 votos, quase metade dos quais no bairro Pedregal e seu entorno, onde é presidente, confirma a tendência pró-João Emanuel.

“Tem nomes fortes, como do João Emanuel, Adevair, Júlio”, afirma. “A ideia do grupo, o consenso, é que seja um vereador dos novos. Poder ser o João Emanuel ou outro. O João, dos novatos, é o nome para ser candidato, que pode agregar os companheiros”, relata.

Ela afirma ainda que há determinação do grupo estar unido para a eleição da próxima Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. E, a partir daí, ter projeto para o legislativo, onde a “preocupação é resgatar a imagem da Câmara e atender população como merece, de ser atendida com a confiança na prestação de serviço, com respeito à população”.

O vereador eleito Oséas Machado (PSC) também confirma os encontros semanais dos partidos e vereadores. “Temos conversado, encontrado. O ambiente da conversa é de que qualquer nome possa se viabilizar”, afirma.

“Pode ser o nome dele (João Emanuel), ou qualquer outro nome. Qualquer um pode lançar o nome, inclusive o meu”, informa ao ser questionado sobre nome de João Emanuel. “De vez em quando nos encontramos e conversamos, uns quatro a cinco conversam. Sobre o nome do Júlio, não se tratou de nome, não se definiu”, diz comedido.

Adevair e Pinheiro

Os candidatos a presidente da Câmara de Cuiabá Adevair Cabral (PDT) e Júlio Pinheiro (PTB) estão em campanha para o legislativo numa tentativa de segurar votos para fazer o confronto de fato contra o adversário comum de ambos, o novato João Emanuel (PSD). Acordo entre os dois prevê que um apóie o outro caso não haja condições de disputa.

“Sou candidato sim, eu não vou rachar com o grupo do Adevair, quem se não se viabilizar vai apoiar o outro”, tem repetido a jornalistas.

Júlio Pinheiro também tem dito que “só disputa a presidência da Câmara e se não for candidato, apóia Adevair, mas sem cargo” para ele na futura Mesa Diretora.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet