Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Disputa de poder

Júlio Pinheiro quer candidatura única para Mesa; João Emanuel discorda

Foto: Reprodução / Ilustração

Júlio Pinheiro quer candidatura única para Mesa; João Emanuel discorda
A eleição na Câmara de Cuiabá está parecida a fase do jogo de cartas de blefe entre os concorrentes. Se de um lado o presidente da Câmara, Júlio Pinheiro (PTB) trabalha para uma candidatura única, ao oferecer o cargo de primeiro-secretário ou de vice ao seu principal concorrente, o vereador mais votado e novato João Emanuel (PSD).


“Quero fazer uma chapa formada pelo PTB, PSD, pelo PSDB. Quero contemplar o máximo de partido e o João será muito bem-vindo. Pela juventude, pela vontade, acho que soma muito”, cutuca, em entrevista ao Olhar Direto.

Dez partidos e 18 vereadores novos e reeleitos tentam nome de consenso

Por outro lado, a ideia, em tese, é descartada por Emanuel. “Acredito que pode ser que aconteça, e acho pouco provável. Acho prematuro falar nisso agora. Nós estamos buscando construir entendimento para uma candidatura em outra chapa, não a dele. Não tenho nada contra ele”, responde ao Olhar Direto.

“Tem espaço para ele em qualquer lugar na chapa. Pode ser meu primeiro-secretário. Pode ser meu primeiro vice, meu segundo secretário, meu segundo vice. Para a chapa, ele é convidado”, insiste o presidente Júlio. Em outra batalha, João Emanuel afirma que o PSD tem “está buscando um entendimento diferente”.

Pinheiro tem um acordo com o Adevair Cabral (PDT), segundo o qual quem estiver melhor, deve ser candidato e um abre para o outro. Mas, por enquanto, Cabral é candidato para todos os efeitos.

“Sou da tese de que a candidatura de presidente da Câmara precisa ter postura de grupos, de tese construída. Meu desejo de ser presidente passa por todos. Nós vamos construir”, descreve Emanuel o trabalho em ação.

Grupo dos 18

Emanuel afirma à reportagem que tem participado de todas as reuniões do grupo dos 18 vereadores novatos e reeleitos. Eles têm feito reuniões semanais para se conhecerem e montar uma chapa para a Mesa da Câmara.

“Nós estamos em conversação, conversando com vereadores eleitos. Porque a eleição é de colegiado, buscando construir entendimento”, diz. “Participo das reuniões, tenho ido em todas elas, me posiciono. Tenho conversado um a um, sobre quais quesitos têm que ter presidente”.

Da reunião participou já vereadores reeleitos, como Domingos Sávio (PMDB), Dilemário Alencar, e o novato Leonardo Oliveira, ambos do PTB. A atitude fez o prefeito Chico Galindo, presidente regional petebista, baixar uma decisão para os outros três vereadores do partido a votarem em Júlio, quem ele apoia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet