Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Fiscalização atrasada

Vereadores querem dados da CAB e falam em revisar concessão de água

Foto: Olhar Direto

Vereadores querem dados da CAB e falam em revisar concessão de água
Alguns vereadores de Cuiabá resolveram engrossar as críticas sobre a qualidade dos serviços da concessionária de água e esgoto da Capital, a CAB Ambiental, como a falta do líquido em bairros e taxas altas de serviço. Eles também querem esclarecimentos da empresa sobre sua atuação. Um pedido de informações à empresa deve ser aprovado na próxima sessão.


As reações são diversas. Toninho já fala em “levantar na Câmara o Movimento fora CAB, o que todos querem neste momento”. Já o presidente da Câmara, Júlio Pinheiro (PTB) defende, se for o caso a “rescisão da concessão”. “Se CAB não está conseguindo prestar esse serviço, que arrume outro concessionário”, cobra. Ele foi pivô da polêmica aprovação a toque de caixa do projeto de concessão, que teve que ser revogado para ser aprovado outro.

Chico Galindo classifica serviços de água e esgoto como 'porcaria' e diz que não está satisfeito com a CAB

Crítico da forma da concessão aprovada este ano, Domingos Sávio (PMDB), diz que agora a “CAB está mostrando a que veio”. “Veio apenas para tomar nosso dinheiro, isso está provado”.

O vereador Toninho de Souza (PSD), apresentou requerimento na terça-feira para que a empresa apresente valores da arrecadação mensal da empresa, valor repassado para a prefeitura e de investimentos da concessionária.

“Se couber a rescisão de contrato, não tenha dúvida, sou o primeiro a defender a rescisão. O que importa é que queremos que a cidade melhore. Não há justificativa que não tenha investimento. O edital foi feito, a concessão foi cumprida”, recomenda o presidente da Câmara.

“Se for necessário, nós vamos ao extremo. Nossa intenção é ajudar a cidade. Pelo visto estamos vendo que a CAB está muito capenga. E nós vamos a fundo nessa questão”, critica.

Júlio Pinheiro diz não entender razões de falhas administrativa e de gestão da empresa na oferta do serviço adequado à população cuiabana.

Serviço ‘porcaria’

Toninho alega que o próprio prefeito Chico Galindo (PTB) classificou como “porcaria” o trabalho da concessionária, conforme relatado no domingo pela reportagem. Ele critica o prefeito, pois foi ele que articulou junto com Pinheiro o projeto relâmpago de aprovação de lei para concessão do serviço de água e esgoto de Cuiabá. O vereador questiona porque o prefeito não tomou decisão antes para que a situação não chegasse onde chegou.

“Eu concordo com a frase do prefeito, mas não aceito. O próprio prefeito disse que é porcaria. Se é porcaria, porque ele trouxe essa porcaria para dentro da prefeitura?”, questiona. “Se é porcaria, porque ele que tem poder da caneta não toma solução e vai deixar para o próximo prefeito Mauro Mendes?”

Toninho afirma que a população sente o serviço ruim todos os dias, mas o prefeito “só quer jogar para plateia aquilo que o povo já sabe”.

Já o presidente da Câmara, diz que a declaração do prefeito Galindo foi “dura” e que “deve ter subsídio para falar para a população”. “Ele tem que externar essa fala dele à Câmara e a todos os vereadores”.

Ele cita bairros da região Norte de Cuiabá, como Morada da Serra, e Serra Dourada entre os que constatou que falta água. O vereador Toninho afirma que teve que “tomar banho de caneca” no bairro Cophamil há duas semanas.

O vereador Domingos Sávio afirma que o sistema de concessão atual foi um “presente do prefeito”. “E importante dizer que o próprio prefeito disse que a CAB e seus serviços são uma porcaria. O prefeito deu de presente essa porcaria”.

“Havíamos alertado tanto o prefeito e sociedade que vinha para cá uma empresa que visava lucro pessoal, da própria empresa”, reforça.

Sávio pede atitude do prefeito contra a empresa. “Já percebemos que o atual prefeito não vai tomar providência nenhuma contra a CAB. Esperamos que o próximo prefeito tome pulso e atitude e cobre serviços essenciais para população”.
 
Empresa CAB

Procurada, a assessoria da empresa relatou em nota ao Olhar Direto que tem cumprido todas as exigências legais da concessão e repassado informações às autoridades.

“Todas as informações previstas no contrato de concessão da CAB Cuiabá são apresentadas ao órgão regulador e ao Poder Concedente formalmente e rotineiramente”, descreve. A empresa relata que “todos os prazos vêm sendo cumpridos pela concessionária”.

E acrescenta que a empresa está apta a prestar outros esclarecimentos ao poder público. “Caso uma nova legislação defina mais relatórios e/ou informações a serem prestadas aos órgãos competentes, a CAB Cuiabá cumprirá as determinações”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet