Olhar Direto

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Notícias | Política MT

foi dada a largada

Pesquisa mostra Maggi líder na briga pelo Paiáguas com Taques em 2º

A Vox Populi divulgou nesta sexta-feira (15) o resultado da primeira pesquisa eleitoral para governador do Estado, 18 meses antes do pleito de 2014. O senador Blairo Maggi (PR) desponta em primeiro com 55% da preferência do eleitorado, seguido pelo também senador Pedro Taques (PDT) com 22%.

Foto: Lucas Bólico - Olhar Direto

Pesquisa mostra Maggi líder na briga pelo Paiáguas com Taques em 2º
A Vox Populi divulgou nesta sexta-feira (15) o resultado da primeira pesquisa eleitoral para governador do Estado, 18 meses antes do pleito de 2014. O senador Blairo Maggi (PR) desponta em primeiro com 55% da preferência do eleitorado, seguido pelo também senador Pedro Taques (PDT) com 22%.


Maggi estaria disposto a concorrer pelo PSB mesmo com risco de ter problemas na Justiça Eleitoral
Pedro Taques sonda Valtenir para compor chapa majoritária em 2014

O presidente da Assembleia, deputado estadual José Riva (PSD), aparece em terceiro com 8%. Na rabeira, o juiz federal Julier Sebastião, único dos quatro possíveis candidatos sem partido, com 1%.

Silval divide gestão: Copa primeiro e depois segurança, saúde e educação
Não posso declarar apoio a quem nem sei se é candidato, diz josé Riva

A pesquisa encomendada pelo Diário de Cuiabá e revista RDM junto ao instituto ouviu mil pessoas em todo o Estado, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Destes, 6% disseram que vão votar em branco ou anular, e 9% declararam que não sabem ou não responderam.

A pesquisa simulou diversos cenários. Com a exclusão do nome do senador Blairo Maggi, o líder da pesquisa é o senador Pedro Taques, com 45% da preferência, seguido por José Riva com 19% e Julier Sebastião com 3%.

Sem Riva no páreo, Maggi obteria 58% dos votos e Taques ficaria com 25%. Julier permaneceria com 1%. Caso o juiz não participasse do pleito, Maggi voltaria aos 55%, Taques subiria um ponto percentual em relação ao primeiro cenário e Riva estabilizaria em 8%, também em relação ao primeiro cenário.

Espontânea

Na modalidade espontânea, quando o entrevistador pergunta em quem o eleitor vai votar, sem apresentar o nome dos candidatos, Blairo Maggi aparece com 21% da preferência dos eleitores e Taques novamente surge em segundo, com 6%. O atual governador Silval Barbosa (PMDB) surge em terceiro lugar com 3% das indicações, seguido por Riva com 2%.
O senador Jayme Campos (DEM), o prefeito Mauro Mendes (PSB), Julier Sebastião da Silva e o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) aparecem todos com 1%.

Futuro e rejeição

Por mais distante que esteja das eleições e da imprecisão dos dados diante da flexibilidade do voto do cidadão, perante as mudanças de opinião impostas pelo jogo político que se acirra no final da campanha, o panorama traçado pela pesquisa mostra um comportamento que pode ser confirmado em outubro de 2014.

Neste caso, a preocupação seria companheira de Riva caso o deputado resolvesse se candidatar. O presidente da Assembleia, José Riva, é o possível candidato com a maior rejeição do eleitorado, com 29%, seguido pelo juiz federal Julier Sebastião da Silva, com 23%.

A pesquisa mostra ainda que a rejeição de Blairo Maggi e Pedro Taques é 6% e 4%, respectivamente. Para 10% dos eleitores, eles poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 4% não votaria em nenhum deles.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet