Olhar Direto

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Política MT

ele voltou

Riva ganha liberdade e volta para Cuiabá após quatro dias presos

Foto: Assessoria

Riva ganha liberdade e volta para Cuiabá após quatro dias presos
O presidente afastado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva, ganhou liberdade na noite dessa sexta-feira (23), após ter passado quatro dias e três noites presos. Ele foi detido na terça-feira (20), durante a quinta fase da operação Ararath, pela Polícia Federal, por suspeita de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro.


A defesa do parlamentar conseguiu na manhã desta sexta a revogação de sua prisão. Segundo informações da defesa de Riva, o ministro do STF, ao proferir nova decisão sobre a revogação da preventiva, justificou que foi induzido ao erro, pois no pedido de prisão o Ministério Público Federal teria argumentado que o parlamentar estaria afastado da Assembleia Legislativa e não só da presidência.

Além disso, ministro destacou que, por ter foro privilegiado, o parlamentar só poderia ser preso preventivamente em caso de flagrante delito. Toffoli teria ainda revisto a decisão anterior e entendeu que o deputado não acarreta riscos a investigação e muito menos à instrução processual.

O parlamentar foi preso para evitar que, assim como o ex-secretário Eder Moares, pudesse atrapalhar as investigações do esquema. Para argumentar sobre o poder de influência que Riva exerceria no Estado, a fim de conseguir a prisão, a PGR exemplifica que mesmo afastado da Presidência da Assembleia por decisão judicial, Riva continuava a exercê-la de modo “ostensivo e afrontoso”.

De acordo com a assessoria de imprensa do parlamentar, ele está bem e deve chegar em Cuiabá ainda na noite de sexta. Ele deverá dedicar o final de semana à família e só vai falar com a imprensa na segunda-feira (26), em entrevista coletiva.

Segundo informações extraoficiais, José Riva acredita que o ministro Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal, foi induzido ao erro quando determinou sua prisão.

Confira abaixo nota à imprensa enviada pela assessoria do parlamentar:

Nota à imprensa

O deputado estadual José Riva (PSD) foi liberado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta sexta-feira (23) e deve retornar ainda hoje para Cuiabá.

Riva informa que dedicará o final de semana à família e só conversará com a imprensa em coletiva a ser realizada na próxima segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa. O horário será divulgado posteriormente.

O deputado também agradece a todos que torceram por sua liberdade e pela justiça feita com a revogação de sua prisão indevida.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet