Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Política MT

OPERAÇÃO ARARATH 5

Após denúncia por lavagem de dinheiro, Vivaldo Lopes pede demissão da Sefaz

Foto: Internet

Após  denúncia por lavagem de dinheiro, Vivaldo Lopes pede demissão da Sefaz
Após ser denunciado em um esquema de lavagem de dinheiro, Vivaldo Lopes pediu demissão do cargo de secretário adjunto do Tesouro Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda, a partir de hoje (29). O ato de exoneração a pedido de Lopes foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE).


Empresa de secretário Vivaldo Lopes recebeu R$ 520 mil de alvos da operação Ararath

Com a operação Ararath, Lopes foi denunciado pelo MInistério Público Federal (MPF) por ter recebido  transferências bancárias totalizando o valor de R$ 520 mil. As transferências foram feitas pela  empresa Brisa Consultoria e Assessoria, pertencente ao então secretário adjunto do Tesouro de Mato Grosso, Vivaldo Lopes Dias. De acordo com o Ministério Público Federal, o esquema tinha como principal organizador o ex-secretário de fazenda, Eder Moraes. Vivaldo e Eder foram denunciados à Justiça Federal por lavagem de dinheiro. No período em que Eder de Moraes ocupava a cadeira de secretário da Sefaz (entre fevereiro de 2008 e março de 2010) Vivaldo Lopes Dias era o secretário-adjunto da pasta.

Os repasses, segundo demonstrativos encaminhado à Justiça Federal – foram realizadas entre janeiro e março de 2010 por meio de contas da Globo Fomento e Comercial Amazônia de Petróleo, pertencentes ao empresário Júnior Mendonça (delator do esquema), de acordo com a Polícia Federal.

A defesa de Lopes nega a prática de crimes e reafirma que Vivaldo é proprietário da Brisa e prestava serviços, na condição de voluntário - por exercer cargo de secretário de Estado - ao Mixto Esporte Clube. O advogado Ulisses Rabaneda, que o defende, informa que diante de seu notório conhecimento, Lopes foi convidado a cuidar das finanças do Clube, recebendo em conta corrente valores de patrocinadores.

Veja abaixo a íntegra da nota enviada por Vivaldo Lopes à imprensa: 

Tendo em vista denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra minha pessoa, imputando irregularidades em transações financeiras realizadas pela minha empresa, decidi, em caráter irretratável, para dedicar à minha defesa e atividades particulares, pedir demissão do cargo de Secretário-Adjunto de Fazenda do Estado de Mato Grosso.

Ressalto que a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal em nenhum momento imputa qualquer suspeita sobre minha conduta enquanto gestor público, questionando apenas transações afetas a minha atividade particular.

Esclareço que todas as transações questionadas, diferente do que consta na ação movida pelo MPF, foram lícitas, com entradas e saídas de valores devidamente comprovadas através de documentos contábeis, tudo a ser apresentado à Justiça Federal no momento oportuno.

Agradeço a confiança depositada pelo Governador Silval Barbosa em minha pessoa e no meu trabalho profissional.
Por fim, ressalto meu respeito pelo Ministério Público e pela Justiça Federal, órgãos aos quais a partir de hoje apresentarei minhas alegações defensivas, aguardando, agora no exercício de minha atividade privada, julgamento Justo e isento.

Vivaldo Lopes


Atualizada às 10h00.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet