Olhar Direto

Sábado, 28 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

Projeto cria o Dia do Cipeiro

Em reconhecimento aos serviços prestados pelos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a deputada Vilma Moreira (PSB) pede a criação do “Dia do Cipeiro”. O evento deve ser celebrado anualmente, na segunda quarta-feira do mês de maio, em Mato Grosso.


A parlamentar destaca que a data foi criada em esfera federal, em 09 de junho de 1978, por meio da Portaria Ministerial nº 3.214 e, tem como missão reduzir o número de acidentes de trabalho nas empresas e organizações brasileiras. Constitui-se de grupo de funcionários que, eleitos por seus colegas ou indicados pelo empregador, têm o dever de zelar pelo cumprimento das regras e normas de segurança do trabalho.

Vilma explica ainda que, as CIPAs têm contribuído significativamente para a segurança do trabalho no Brasil. Ainda assim, no país, o número de acidentes de trabalho atingiu em 2004 seu maior índice em cinco anos, com a notificação de mais de 458 mil casos.

Dados de uma pesquisa do Ministério do Trabalho mostram que em cada 10 mil trabalhadores, 137 sofreram algum tipo de acidente durante o horário de trabalho ou no transporte de ida e volta ao local de trabalho.

“O Brasil está entre as nações com maiores índices de mortes por acidentes do trabalho, ficando atrás da Índia, Coréia do Sul e El Salvador, por exemplo”, lembrou a deputada. Ela ressalta também que, em 2004, cerca de 2.800 trabalhadores perderam a vida no país. Além de vitimar pessoas, esse quadro tem significativo impacto sobre as despesas governamentais, agravando as contas da Saúde e da Previdência.

“Instituir o ‘Dia do Cipeiro’ em Mato Grosso é uma forma de valorizar o trabalho dos membros das CIPAs e de promover reflexão e debate a respeito da importância da segurança do trabalhador no território mato-grossense”, afirmou Vilma.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet