Olhar Direto

Terça-feira, 18 de junho de 2024

Notícias | Política MT

unidade

Wilson Santos luta para ter apoio de Mauro Mendes e promete concluir obras e manter secretários

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Wilson Santos substituiu Mauro Mendes com candidato

Wilson Santos substituiu Mauro Mendes com candidato

Lançado como candidato da situação para a Prefeitura de Cuiabá, o deputado estadual e ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) agora luta para obter o apoio do atual prefeito, Mauro Mendes (PSB), à sua candidatura. Apesar de ter desistido da reeleição no último momento, Mendes não escondeu a insatisfação com a escolha do antigo rival como seu substituto.


Leia mais:
Mendes contém rebelião de candidatos a vereador do PSB e Leonardo de Oliveira assume coordenação
 
O sentimento se refletiu na chapa proporcional, e os candidatos a vereador do PSB deram início a uma “rebelião”, já devidamente contida pelo próprio prefeito, segundo o presidene da sigla, Suelme Evangelista. Mendes se reuniu com a chapa de vereadores e prometeu se dedicar à campanha deles, apaziguando a situação.

“Foi uma surpresa agradável o Mauro Mendes estar na convenção do PSB e permanecer lá, porque havia rumores que ele iria embora quando eu chegasse. Ele permaneceu no palanque até o final da minha fala. Já é um avanço. Eu preciso do apoio do Mauro Mendes e vou lutar até o fim para ter”, declarou Wilson à imprensa, na tarde de terça-feira (9). Na convenção do PSB, Wilson chegou arrancar aplausos tímidos de Mendes, porém, o prefeito não disfarçou o desconforto com a situação e nem compareceu à convenção tucana. 

Uma das estratégias para tentar apaziguar a relação com Mendes e com os membros do PSB foi garantir que a candidatura tucana representa a continuidade da gestão atual. Wilson Santos promete concluir obras iniciadas pelo atual prefeito, incluindo o novo Pronto Socorro, e manter parte do secretariado.

“Vamos manter o rumo da gestão Mauro Mendes porque tem aprovação maciça da sociedade. Em time que está ganhando, não se mexe. Pretendo manter parte do secretariado, pela velocidade, eficiência e competência. Tem nomes excelentes, que eu conheço, alguns até entraram comigo. Outra parte do secretariado será nova. Não vamos inventar. O que está dando certo vai ser mantido”, afirmou.

Ajuda dos aliados

Aliados do prefeito também assumiram a missão de tentar aproximar Mauro Mendes e Wilson Santos, e minimizar o histórico de rivalidade entre eles. O presidente municipal do PSB e secretário de Estado de Agricultura Familiar (Sedraf), Suelme Evangelista, defendeu a candidatura de Wilson como continuidade da gestão atual, e trabalha para convencer Mendes a apoiá-lo. Ele lembrou que a sigla indicou o vereador Leonardo Oliveira (PSB) como vice na chapa tucana.

“Não é da noite para o dia que se resolve o problema de aproximação política. Vamos respeitar o tempo necessário para Mauro maturar, avaliar. Mas o partido é maior que Mauro Mendes. Temos deputados aqui, temos vereadores. Aos poucos se dará a aproximação. Nosso grupo político estará marchando junto. O melhor caminho do nosso grupo político é Wilson Santos, temos o vice Leonardo e vai fazer essa ponte para trazer o apoio das pessoas na prefeitura. A gente constrói assim, no debate e no convencimento”, afirmou Suelme.

O deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) lembrou que essa será a segunda eleição que PSB e PSDB marcham juntos. A aliança entre as duas siglas teve início em 2010, quando foi montado o grupo que deu sustentação à candidatura de Pedro Taques (hoje no PSDB, então no PDT) a governador.

“A ligação entre PSB e PSDB existe deste a campanha de Pedro Taques a governador. Com a saída de Mauro, o PSB não teve nomes para substituí-lo e o PSDB colocou Wilson”, observou parlamentar, sendo ele um dos que recusou ser candidato a prefeito.

Mauro Mendes e Wilson Santos se enfrentaram nas urnas pela primeira vez nas eleições municipais de 2008 e desde então protagonizaram debates acalorados. Mendes chegou a “colar” em Wilson o apelido de “Pinóquio”. Na ocasião, Wilson conseguiu se reeleger, e acabou deixando a prefeitura em 2010, quando voltou a concorrer com Mauro, dessa vez ao Governo do Estado. Na época, Silval Barbosa (PMDB) se elegeu governador, enquanto coube a Mendes o segundo e ao tucano o terceiro lugar. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet