Olhar Direto

Terça-feira, 18 de junho de 2024

Notícias | Política MT

ELEIÇÕES 2016

Propaganda de Serys afirma que candidatos estão pagando por manipulação de pesquisas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Propaganda de Serys afirma que candidatos estão pagando por manipulação de pesquisas
“Com seu dinheiro, tem candidato comprando pesquisa”. Com essa frase começa o programa eleitoral da candidata a prefeita de Cuiabá pelo PRB, Serys Slhessarenko, que acusa candidatos de pagar por manipulações nas pesquisas de intenção de voto. Contudo, ela não cita o nome de nenhum dos adversários. A candidata caiu na segunda rodada do levantamento Ibope e vê os quatro mais bem colocados adversários abrirem distância.


Leia mais:
Na nova pesquisa Ibope, Procurador Mauro segue na liderança e vence nas simulações de 2º turno

No vídeo, um narrador afirma que é possível alterar a pontuação e que isso é feito com uso de dinheiro oriundo de corrupção. “O dinheiro da corrupção que influenciar você”, diz trecho da gravação, que pede para os eleitores não deixarem levar pelos números apresentados.

No programa é explicada algumas supostas formas de se manipular os números. Uma das formas seria a de alterar a intenção de votos dos candidatos dentro da margem de erro, quase sempre de quatro pontos para mais ou para menos. Dessa forma, segundo explicado na gravação, seria possível prejudicar um candidato em até 8%.

Depois ele cita a possibilidade de também alterar o resultado da pesquisa graças a ter informações privilegiadas sobre o levantamento. “Também ao comprar um pesquisa, você saberá em quais bairros e em quais dias, bairros e horários ela acontecerá. Aí é só fazer uma panfletagem no mesmo lugar e pronto, você manipulou mais uma vez a pesquisa”, diz parte do programa eleitoral.

Queda

A candidata Serys Slhessarenko e o candidato da REDE, Renato Santtana, caíram de pontuação na segunda rodada da pesquisa Ibope, registrada sob o número MT-02684/2016. Ela apareceu com 2% das intenções de voto, enquanto na primeira pesquisa, registrada como MT-MT-04797/2016, aparecia com 6%. Já Renato, que aparecia com 1% na primeira pesquisa, não pontuou na segunda rodada.

O Procurador Mauro (PSOL) segue na liderança, com 30% das intenções de votos, tendo marcado um crescimento de 6%. Ele está empatado tecnicamente com o segundo colocado Emanuel Pinheiro (PMDB), que tem 27%, tendo crescido 5%. Em terceiro lugar, Wilson Santos (PSDB) possui 20%, depois de subir dois pontos, o que o coloca tecnicamente empatado com o candidato do PMDB. Julier Sebastião (PDT) tem 7% das intenções de votos, tendo crescido 1% m relação a primeira rodada.

O Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet