Olhar Direto

Quinta-feira, 20 de junho de 2024

Notícias | Política MT

começa na segunda

Emanuel e Wilson selam acordo para reduzir horário eleitoral pela metade no 2º turno

Emanuel e Wilson selam acordo para reduzir horário eleitoral pela metade no 2º turno
Os candidatos a prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) e Emanuel Pinheiro (PMDB) entram em um acordo e reduziram pela metade o tempo do horário eleitoral gratuito que vai ao ar a partir da próxima segunda-feira (10).


Leia também:
“Ganhamos em todas as zonas eleitorais, foi uma surra”, comemora Emanuel Pinheiro
 
A nova legislação eleitoral prevê que o tempo de propaganda seria dobrado no segundo turno. Na primeira etapa, os seis candidatos em Cuiabá dividiam 10 minutos para apresentarem suas propostas em cada bloco diário. Agora, Emanuel e Wilson teriam, somados, 20 minutos na hora do almoço e 20 à noite. Com o acordo, serão 10 minutos, cinco para cada um.
 
“A colocação do prefeito Wilson Santos é de que 10 minutos para cada um, diário, o custo dobraria, um valor muito alto, e essa campanha não tem recursos financeiros”, explicou o advogado José Antônio Rosa, assessor jurídico da Coligação Dante de Oliveira. “O número de pessoas envolvidas aumentaria praticamente o dobro para fazer um novo programa com 10 minutos. Imagine ai, nós vínhamos de uma campanha com seis candidatos, com 10 minutos para os seis, e a campanha foi bem, e agora nós passaríamos a 10 minutos apenas para um”, completou
 
O juiz da 37ª Zona Eleitoral de Cuiabá, João Alberto Barreto, explicou que ao homologar o acordo de redução do horário eleitoral gratuito, a Justiça beneficiou as candidaturas e a sociedade. “Não há qualquer óbice à esse pedido em razão de que não podemos obrigar o exercício, a um titular do direito exercê-lo. Se as coligações, é fato público e notório, que o dinheiro está rareando, não tem dinheiro, isso quem sabe, até obrigaria as coligações a buscarem recursos de origem desconhecida. Nós temos que fiscalizar a lisura do pleito eleitoral de modo que homologamos o acordo sem qualquer problema, sem infringir a legislação”.
 
Além dos dois blocos de horário eleitoral fixos no horário de almoço e à noite, os candidatos terão ao longo do dia uma série de inserções que podem variar de 30 a 60 segundos. Neste caso, a divisão também é igualitária. Wilson e Emanuel terão diariamente 35 minutos cada para essas inserções.
 
Para o advogado Nestor Fidelis, coordenador jurídico da chapa de Emanuel Pinheiro, o tempo, da maneira como ficou estabelecido, é suficiente para que cada um apresente suas propostas ao eleitor. “A lei eleitoral mudou e ela exige que os gastos de campanha sejam enxugados, então nada mais justo que no segundo turno tenhamos apenas 10 minutos de propaganda eleitoral. Se no primeiro turno eram 10 minutos, por que fazer 20 minutos no segundo turno?”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet