Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política MT

FISCALIZAÇÃO

Após cobrança, secretária de Saúde compartilha lista de vacinados com a Câmara de Cuiabá

Foto: Assessoria

Após cobrança, secretária de Saúde compartilha lista de vacinados com a Câmara de Cuiabá
Após pressão para derrubar a confidencialidade da lista de vacinados contra a Covid-19, a secretária municipal de Saúde, Ozenira Felix, esteve na Câmara de Cuiabá na manhã desta sexta-feira (12) e entregou o link de acesso ao sistema de controle da campanha de vacinação ao presidente da Casa, vereador Juca do Guaraná (MDB). Até hoje, conforme dados do "Vacinômetro", 20.410 pessoas receberam pelo menos uma dose das vacinas.


Leia também:
Total de mortes por Covid-19 em MT já é maior que a população de 40 municípios

De acordo com Ozenira, o mesmo foi feito aos conselheiros do Tribunal de Contas (TCE-MT) e Ministério Público Estadual (MPE-MT). A prefeitura ainda irá capacitar o escolhido de cada órgão de controle a ter acesso ao sistema com o nome dos cuiabanos já vacinados.

Sobre a demora em liberar a lista, a secretária explicou que o município apenas segue as diretrizes do Ministério da Saúde e que o compartilhamento dos dados é feito após ter garantia de que não sofreria alguma penalidade. “Por isso que fiz essa visita a cada um (Poder/órgão), para entenderem que não tem nada de pessoal ou contra alguém. Somos meros executores da política nacional, que já vem definida para nós. Quem tiver esse acesso, terá que assinar uma série de termos de responsabilidade e compromisso, podendo responder a sanções, nos casos de vazamento de informação”.

Ozenira comemorou a possibilidade de compartilhar os dados, para que cada órgão de controle ajude na fiscalização. Até agora, todas as denúncias de fura-filas, por exemplo, são apuradas por uma equipe da Saúde municipal.

“Isso tira o peso da secretaria, pois estamos com equipe vacinando e outra apurando. Não é fácil. Espero que seja uma forma de nos ajudar a coibir irregularidades. É importante processo de interação. Estamos tomando o máximo de cuidado para não infringir o que o ministério preconiza”, declarou.

Ainda de acordo com Ozenira, nenhuma denúncia de fura-fila foi confirmada, mas todas elas estão sendo rigorosamente apuradas. “Sendo servidor público da prefeitura, vamos abrir um procedimento administrativo disciplinar (PAD), não sendo, encaminhamos ao MPE”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet