Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Temperatura inadequada

Secretário diz que 320 doses que iriam para o Xingu foram congeladas, mas perda técnica é prevista

16 Mar 2021 - 09:13

Da Redação - Isabela Mercuri / Da reportagem local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Secretário diz que 320 doses que iriam para o Xingu foram congeladas, mas perda técnica é prevista
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou na última segunda-feira (15) que 320 doses de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) que iriam para o Xingu foram perdidas porque foram congeladas. No entanto, a “perda técnica”, como é chamada, já é esperada em uma cadeia de distribuição, e os imunizantes serão repostos em breve.


Leia também:
Ministério da Saúde investiga perda de 320 doses de vacina contra a Covid-19 em MT; SES admite
 
“Essa é uma vacina que não pode ultrapassar os  8 graus, e eles congelaram a vacina. Então, congelou, perdeu 320 doses. É difícil, não dá para apurar à distância, não sei qual foi o fato. Você pode perder vacina por falta de energia, você pode perder vacina, nesse caso, por exemplo, que alguém acondicionou numa temperatura que congelou, então assim, para isso existe previsão de como se registrar essa perda técnica, poderia ser no”transporte, poderia ser num acidente, não existe garantia absoluta que você desde o dia que sai a vacina do estado de São Paulo e chega até no mais distante município não vai acontecer um fato”, afirmou o secretário.
 
Segundo Gilberto, não é possível precisar quem foi o culpado pelo congelamento, se Estado ou municípios. “A vacina é entregue nos nossos escritórios regionais para os distritos indígenas, depois eles são transportados para as casas de saúde indígena, que normalmente são nas tribos, e aconteceu esse fato lamentável. Vai ter que repor para fazer a cobertura da população indígena”, completou.
 
Em nota, a SES afirmou que foi notificada da perda e também emitiu um parecer técnico:
 
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informa que foi notificada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu sobre a perda de 320 doses de vacinas CoronaVac e que realizou o protocolo para avaliação de imunobiológico sob suspeita. O Parecer Técnico emitido pela SES aponta a perda de doses e orienta o descarte dos imunobiológicos conforme normatização do Manual da Rede de Frio.
 
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), órgão ligado ao Ministério da Saúde, também emitiu nota:
 
Esclarecimento sobre vacinas no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu.
 
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, esclarece que o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu está apurando os fatos ocorridos com 320 doses de vacina contra COVID-19. Apurações iniciais indicam que pode ter havido variação na temperatura de conservação das doses, contrariando o previsto nas orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI).
 
Ressalta-se, no entanto, que as vacinas ainda vão passar por avaliação para constatar se, realmente, houve perda. O material já foi enviado para o PNI para avaliação.
 
Importante destacar ainda que o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 prevê uma reserva estratégica de 5% das doses. Por isso, caso o problema se confirme, não faltarão vacinas para cumprir a meta de vacinação da população indígena do DSEI XINGU. O fato também já foi comunicado ao Ministério Público e demais órgãos competentes para apuração de responsabilidade dos envolvidos no ocorrido.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet