Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Acelerar a vacinação

VG estuda não guardar segunda dose para iniciar imunização de idosos a partir de 60 anos

Foto: Assessoria

VG estuda não guardar segunda dose para iniciar imunização de idosos a partir de 60 anos
O prefeito Kalil Baracat (MDB) estuda seguir determinação do Ministério da Saúde e não guardar doses de vacina para a segunda aplicação. Caso isso seja feito, Várzea Grande pode já iniciar a vacinação de idosos partir de 60 anos de idade. O prefeito ainda irá discutir a estratégia.


Leia também:
Kalil defende lockdown de dez dias em Várzea Grande a partir de sábado

Neste final de semana, Kalil acompanhou os trabalhos de vacinação na Clínica Médica do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG). Somente no sábado, foram aplicadas 1.480 doses de vacina, seja através de drive-thru ou em atendimento nos consultórios médicos da instituição de ensino.

“Nós seguimos as determinações do Plano Nacional de Imunização – PNI do Ministério da Saúde e como estão autorizando a utilização de todas as vacinas recebidas como primeira dose, sem a necessidade de guardar a segunda dose que será repassada antes do prazo final, acredito que iremos adotar essa nova estratégia e ampliar a nossa vacinação”, disse Kalil Baracat.

Várzea Grande, até o momento, já vacinou mais de 12 mil pessoas. Para cada primeira dose aplicada, a segunda dose correspondente de cada vacina foi guardada e devidamente acondicionada, o que torna a vacinação mais lenta que em outros lugares, mas por outro lado, mais segura.

O secretário de Saúde do município, Gonçalo Barros, frisou que a CoronaVac tem um prazo menos dilatado entre a primeira e a segunda dose, sendo de 14 a 28 dias, já a Oxford/AstraZeneca, o prazo mais elástico chega até 90 dias entre a primeira e a segunda doses.

Kalil Baracat sinalizou que irá levar ao Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID 19) de Várzea Grande a proposta de aplicar todas as vacinas recebidas como primeira dose, resguardada pela decisão do Ministério da Saúde de que não faltará no prazo estipulado a segunda dose necessária, seja da CoronaVac ou da Oxford/AstraZeneca.

“Quem terá a palavra final serão os médicos e os profissionais técnicos da Saúde para decidirmos se iremos acompanhar a decisão do Ministério da Saúde e aplicar todas as doses recebidas aguardando a remessa da segunda ou se manteremos a nossa atuação inicial. Se as doses já recebidas e as que chegam nesta semana foram aplicadas no total como primeira dose, a Secretaria de Saúde de Várzea Grande acredita na possibilidade de reduzirmos os vacinados para menos de 60 anos”, disse Kalil Baracat.

Na próxima terça-feira, 23, a Prefeitura de Várzea Grande espera concluir a vacinação dos idosos de 75 anos ou mais.  Aqueles que não foram vacinados na data especificada e agora precisam ser imunizados, desde que seguidos os critérios, devem se inscrever no site oficial www.varzeagrande.mt.gov.br na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID 19.

“Vamos ainda nesta semana fazer um novo Dia D, provavelmente na sexta-feira, 26 ou sábado, 27, para aplicar novas vacinas para aqueles de 70 anos ou mais. Agora se ficar técnica e cientificamente autorizado que se aplique apenas a primeira dose acho que iremos abaixar para 65 ou até mesmo 60 anos, lembrando que o maior universo dos idosos está justamente entre 60 e 75 anos de idade em Várzea Grande”, explicou o titular da Saúde Municipal, Gonçalo Barros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet