Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política MT

após cortes

Deputados articulam realização de Censo em MT junto a Fecomércio e universidade pública

Foto: Assessoria

Deputados articulam realização de Censo em MT junto a Fecomércio e universidade pública
Após o governo Federal anunciar o corte orçamentário para o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, o que acabou inviabilizando a pesquisa, os deputados estaduais Janaina Riva (MDB) e Carlos Avalone (PSDB) articulam a realização de um censo em Mato Grosso, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio) e uma universidade pública.


Leia também:
Mauro comemora superávit de empregados e diz que “governo aumentou a arrecadação, mas devolve a olhos vistos”

A ideia é realizar o censo mato-grossense ainda neste ano. Os dados populacionais do Censo são utilizados, por exemplo, para os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e para uma série de outras transferências da União para estados e municípios. A última contagem da população foi realizada no Censo Demográfico de 2010.

“Fomos procurados pela Fecomércio, conversamos sobre a possibilidade de Mato Grosso sair na frente e fazer o seu próprio Censo para que tenhamos noção da nossa população, da nossa economia, do nosso PIB [Produto Interno Bruto] e do desenvolvimento”, pontuou a deputada Janaina Riva.

“A realização da pesquisa é importantíssima, inclusive, do ponto de vista de investimentos, atrativos de empresas e geração de renda e emprego. Principalmente para um Estado que cresce na velocidade de Mato Grosso. Em 10 anos, temos praticamente um novo Estado, muito diferente daqueles que já têm consolidada a sua população, sua economia e que crescem de forma mais desacelerada. Nossa realidade é completamente diferente”, emendou.

Segundo a deputada, a principal preocupação é que hoje Mato Grosso não tem dados de sua real situação populacional. De acordo com a assessoria, a proposta de realização do levantamento será levada ao presidente da Assembleia, Max Russi (PSB) e ao governador Mauro Mendes (DEM).

“Vamos apresentar uma proposta - que já nos adiantaram é praticamente metade do valor cobrado pelo IBGE. E vamos elencar a necessidade de Mato Grosso ter um censo atualizado e o quanto isso é importante para economia do Estado”, concluiu a parlamentar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet