Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política MT

veja vídeos

Junto a Rossatto, Referência da pesca chama atenção de Wilson por projeto: ‘Quer promover a matança de dourado’

Foto: Reprodução

Junto a Rossatto, Referência da pesca chama atenção de Wilson por projeto: ‘Quer promover a matança de dourado’
A referência da pesca esportiva brasileira Johnny Hoffman gravou um vídeo junto ao ex-prefeito de Sorriso Dilceu Rossatto (Patriota), chamando a atenção do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), afirmando que ele quer promover a “matança de dourado”, e pedindo que o governador Mauro Mendes (DEM) não permita. Os dois mostraram peixes de cerca de 20kg em um rio da Argentina, e lamentaram que não seja possível ver isso em Mato Grosso atualmente.


Leia também:
AL aprova projeto restringe proibição de pesca para apenas 3km dos rios Manso e Cuiabazinho

“O senhor Wilson Santos está brigando para que seja feita a matança desse peixe. Atenção, governador, o senhor tem que travar o que foi feito com sítio pesqueiro do rio Manso, querem abrir para matança de Dourado. Não deixe isso acontecer, governador. Faça a coisa certa. O peixe vivo vale muito mais. E senhor Wilson Santos, coloque a mão na consciência por favor, e pense no povo e não só em eleição”, disse Johnny.

O projeto de lei (646/2021) que susta a lei 11.486, que proibia a pesca profissional em toda a extensão dos rios Manso e Cuiabazinho, foi aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso no último dia 15 de dezembro. Até agora, no entanto, o PL não foi sancionado e nem vetado pelo governador Mauro Mendes (DEM).

De acordo com o projeto, ao contrário da lei de autoria do presidente da ALMT, Max Russi (PSB), a proibição da extração de recursos pesqueiros fica restrita a menos de 3 km à jusante da barragem da Usina Hidrelétrica de Manso, salvo nas modalidades de pesca exercidas com a finalidade de subsistência, amadora ou científica.

Jusante é o fluxo normal da água, de um ponto mais alto para um ponto mais baixo. A jusante é o lado para onde se dirige a corrente de água, a foz de um rio é o ponto mais a jusante deste rio.

Em justificativa, as lideranças partidárias argumentam que a pesca e a exploração de mercado da mesma é uma atividade tradicional em diversas cidades do Estado de Mato Grosso, e meio de sobrevivência direto e indireto de grande parte dos moradores que povoam as 13 cidades pesqueiras, pois, além da subsistência, ela gera renda para os pescadores e gira toda a economia de uma região, além de fazer parte da cultura regional e mato-grossense.

Por conta disso, conforme as lideranças, a proibição e comercialização do pescado em toda a extensão dos rios “causaria um efeito nefasto na economia de vários municípios, entre eles, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, deixando essas cidades uns verdadeiros desertos turísticos, desamparando centenas de famílias que estarão reféns do desemprego e da ausência de fonte de renda, pois afetaria de modo drástico a socioeconomia de peixe e pesca do Rio Cuiabá”.

Para os que são contrários, como Russi, e agora Johnny e Rossatto, deve ser permitida somente a pesca esportiva e de subsistência, mas não a profissional. Nos vídeos divulgados nas redes sociais, Johnny fez um apelo: “Foi criado em Mato Grosso o primeiro sítio pesqueiro no rio Manso, que é pequenininho, frágil, não aguenta pressão de pesca. E o deputado Wilson Santos quer derrubar o sítio pesqueiro e fazer o pessoal fazer matança lá, que pode levar à pesca comercial num rio que é pequenininho”, argumentou.

“O estado de Mato Grosso nunca teve [n]um rio, agora tem a chance de pelo menos em um rio fazer o teste para provar que a pesca esportiva gera essa renda. E o ribeirinho não é proibido de comer peixe, ele pode comer para subsistência e ele pode trabalhar com turismo. Mas agora o Wilson Santos mandou para o governador para ele tirar essa lei, e a gente faz um apelo ao governador que não faça esse retrocesso”, completou.

Rossatto, por sua vez, disse que a primeira vez que pescou um dourado de 20kg foi em um rio de Argentina, e pediu que o governador Mauro Mendes (DEM) implante a proibição de outros tipos de pesca – que não a esportiva – em todos os rios do estado. Assista:
   
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet