Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Vai ouvir comitê

Emanuel sinaliza que pode liberar crianças do uso de máscaras: “colocação dos pais faz sentido”

Foto: Olhar Direto

Emanuel sinaliza que pode liberar crianças do uso de máscaras: “colocação dos pais faz sentido”
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) sinalizou a possibilidade de editar novo decreto liberando que o uso de máscaras seja facultativo também às crianças nas escolas. A resposta veio após protesto, que aconteceu no último domingo (27), em que um grupo de pais pedia esta liberação. Pinheiro afirmou que irá ouvir o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, mas adiantou que a colocação destes pais faz sentido.


Leia também:
Emanuel diz que preço dos ônibus está ‘insustentável’ e não vai demorar para aumentar

“Eu entendo, tenho essa sensibilidade, ouço todo mundo. Eu vou conversar com o comitê de enfrentamento Covid-19, a colocação dos pais tem razão de ser, faz sentido. Como é que num calor como esse de hoje uma criança vai fazer educação física de máscara, uma criança de 6, 7 anos? Tem que ter essa sensibilidade. Eu comecei até a falar com o [vice-prefeito] Stopa, mas acabou que teve muita correria e eu falei, vou reassumir segunda mesmo, então vejo isso”, afirmou, na manhã desta segunda-feira (28).

No último dia 23 de março, o prefeito em exercício José Roberto Stopa (PV) assinou o Decreto nº 9.013/22 flexibilizando o uso de máscaras de proteção contra a Covid no âmbito do Município de Cuiabá. A medida foi tomada após reunião com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, levando em consideração o avanço da vacinação, queda nos óbitos e diminuição no número de internações por pacientes com o vírus da Covid-19 no município.

Durante a live da noite anterior, terça-feira (22), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou que decidiu pela flexibilização do uso de máscaras, porém, com exceção aos locais destinados à prestação de serviços de saúde (tanto na rede pública quanto na rede privada), unidades escolares de ensino fundamental, idosos acima de 70 anos, imunossuprimidos, pacientes com comorbidades, pessoas não vacinadas contra a Covid-19, pessoas com sintomas gripais ou que tiveram contatos com pacientes com o vírus da Covid-19. Depois disso, foi ainda adicionada a exceção de escolas de ensino infantil.

No mesmo dia do anúncio, um grupo de pais se organizou para realizar uma carreata no domingo (27) contra a manutenção de obrigatoriedade nas escolas. O convite foi publicado pelo movimento Escolas Abertas, que durante a pandemia lutava pela reabertura das unidades educacionais.

“O argumento é bom. Acho que a gente pode deixar... porque o objetivo, eu falei isso para vocês na época, é que as máscaras venham a ser facultativas em Mato Grosso. Em ambiente fechado eu acho que tem que ser mais para quem não vacinou, para idosos acima de 70 anos, para imunossuprimidos, então acho que tem sentido. Fora isso, acho que não”, disse o prefeito na manhã desta segunda-feira (28), após a carreata. Emanuel estava de férias da Prefeitura nos últimos 15 dias. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet