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Sábado, 20 de julho de 2024

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Presidente da Comissão da Câmara dos Deputados diz que vagões do VLT estão “bem mantidos”

Foto: Assessoria / Prefeitura

Presidente da Comissão da Câmara dos Deputados diz que vagões do VLT estão “bem mantidos”
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados vistoriou, na manhã desta sexta-feira (8), as obras inacabadas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá e Várzea Grande. Participaram da vistoria também o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito José Roberto Stopa, e o secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Juares Samaniego.


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A Comissão, presidida pelo deputado federal Hildo Rocha, foi articulada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o ‘Emanuelzinho’, e aprovada na Câmara Federal em maio de 2022, após requerimento apresentado pelo deputado federal Gutemberg Reis e subscrito pela deputada Christiane de Souza Yared.

“O VLT é viável tanto em Cuiabá e Várzea Grande, como em outras cidades do Brasil e do mundo. Os vagões que aí estão possuem a tecnologia adequada e estão bem mantidos, os equipamentos podem ter mais de 50 anos de utilização, diferente do sistema BRT que deve ser trocada as baterias a cada oito anos, o que representa mais de 50% do custo. Os recursos de R$ 1 bilhão foram investidos, a infraestrutura já está praticamente pronta e não concluir essa obra é um prejuízo enorme para a população, que merece um sistema de qualidade”, destacou o presidente da Comissão.

Na quinta-feira (7), Cuiabá realizou a Conferência Municipal Sobre o Modal de Transporte Público (VLT X BRT), que promoveu um debate político e técnico sobre os dois modais. Nesta sexta, a Comissão da Câmara Federal deu início à vistoria pela Avenida Fernando Corrêa, no Viaduto Jornalista Clóvis Roberto, depois seguiu para a Avenida Palmiro Paes de Barros, no viaduto que dá acesso ao município Santo Antônio do Leverger.

A equipe visitou também a região do Largo do Rosário e passou pelas obras na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, no viaduto Jamil Boutros Nadaf. Em seguida, os membros da Comissão partiram para a cidade de Várzea Grande, onde fiscalizaram a Avenida da FEB, e depois seguiram para o Centro de Manutenção e Controle Operacional (CMCO) do VLT Cuiabá-Várzea Grande, local de armazenamento dos trens do VLT.

“É o Brasil olhando para Cuiabá, de dentro para fora não estava surtindo resultados. Então, chegamos nessa articulação dos deputados Emanuelzinho e José Medeiros de inverter a estratégia. O Brasil vai pressionar Cuiabá, Várzea Grande e Mato Grosso para evitar que esse maior escândalo com o dinheiro público não se eternize e para que possamos comprovar através da paralisação das obras, que todos os dados que o Governo do Estado utilizou para trocar o modal para BRT foram fraudados, conforme foi evidenciado ontem por técnicos e especialistas durante a Conferência”, disparou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

“O TCU vai julgar o mérito da nossa ação que suspendeu a licitação do BRT e, após o final do relatório técnico da Comissão, vão ter os instrumentos necessários para anular a lei na Assembleia que autorizou a troca do modal e conseguir na justiça a retomada e conclusão das obras do VLT”, completou.

Articuladores da visita, o deputado federal Emanuelzinho, e o deputado federal, José Medeiros, também acompanharam a fiscalização e explicaram que após a vistoria, os técnicos da Comissão vão preparar o relatório que será encaminhado aos órgãos competentes em até dois meses.

“A partir de agora será feito um relatório oficial da Câmara, que será remetido aos órgãos oficiais, Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal e que poderá ser utilizado pelo judiciário. Isso não vai ficar bom para quem quer jogar todo esse R$ 1 bilhão para debaixo do tapete’, pontuou Medeiros.  

“Essa é uma defesa de Cuiabá e Várzea Grande, tendo em vista que técnicos de autoridade incontestáveis estão afirmando que não há projeto, que não houve cálculo de tarifa, as desapropriações sobre licença ambiental e não houve planejamento de nada. Então, foi um tiro no escuro com interesses subalternos porque não houve qualquer discussão com a população. Então, a minha luta para que a Comissão de Transporte viesse fiscalizar foi justamente para dar uma luz nas sombras do VLT com informações técnicas e concretas”, acrescentou Emanuelzinho.

O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, enfatizou que a desistência da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos significa jogar dinheiro público no lixo. O gestor participou da ação de fiscalização realizada pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, que percorreu diversos pontos na Capital e em Várzea Grande onde as obras do modal estão inacabadas.

“Essa é, na realidade, uma situação extremamente lamentável. Um verdadeiro desperdício dinheiro público. Estamos vendo mais de R$ 1 bilhão sendo jogados no lixo. E é para isso que estamos tentando chamar atenção. É isso que tentamos mostrar para a comissão federal. É importante reunirmos forças, com participação do Congresso Nacional, para que possamos resgatar o VLT”, disse.

Participaram ainda o ex-secretário da Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos e secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), Jean Carlos Pejo, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI/MT), Claudecir Contreira, o vereador e presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal, Sargento Vidal, entre outros convidados.
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