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Sábado, 20 de julho de 2024

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Candidata à deputada federal propõe pontos de descanso para caminhoneiros nas rodovias

Foto: Reprodução

Candidata à deputada federal propõe pontos de descanso para caminhoneiros nas rodovias
Candidata à deputada federal por Mato Grosso, Luciana Santos (PSDB) propõe a instalação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e outros motoristas nas rodovias para aumentar a segurança e evitar acidentes. Essa é uma das propostas da candidata para o setor rodoviário. Esse programa de apoio já funciona nos Estados Unidos e se mostra eficiente.


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Os Pontos de Parada e Descanso (PPD) são uma reivindicação antiga dos caminhoneiros, para ter espaços de repouso, já que a legislação determina que os motoristas profissionais de passageiros ou de cargas não podem dirigir por mais de 5 horas e meia seguidas. São necessários, no mínimo, 30 minutos a cada 6 horas dirigindo. 

“Por falta desses locais de parada, muitos caminhoneiros acabam seguindo viagem e, por cansaço, sono, ou pressão de trabalho, se envolvem em acidentes. É preciso olhar com mais cuidado para esses profissionais. São registrados acidentes diariamente nas rodovias, com muitas mortes, que poderiam ser evitadas. Não é possível que ninguém esteja vendo isso”, declara Luciana.

As Leis nº 12.619/2012 e nº 13.103/2015, popularmente conhecidas como “Lei dos Caminhoneiros”, tratam sobre o exercício da profissão de motorista profissional de transporte de cargas e de passageiros com foco na jornada de trabalho e do tempo de direção.

Tratam também sobre os locais de parada e descanso. Em Mato Grosso, no entanto, a legislação ainda tem pouco efeito.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no estado, há trechos de parada nas BR-163 e BR-070, nas divisas Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até o entroncamento com a MT-220.

“Nosso estado está entre os que mais têm acidentes nas rodovias e isso impacta também na vida de outros motoristas e passageiros. Precisamos preservar a vida e a segurança dos nossos trabalhadores e das nossas famílias. Muitos acidentes poderiam ser evitados”, afirma a candidata.

Os espaços prestam assistência ao motorista que está nas rodovias, como assistência telefônica ou de internet, e levam mais segurança aos profissionais, pois impacta na redução do número de acidentes por falhas humanas devido ao cansaço e redução de roubos e furtos.

Acidentes nas estradas

Segundo dados do Anuário Estatístico da Polícia Rodoviária Federal divulgados em maio deste ano, 853 ocupantes de caminhão morreram em acidentes nas rodovias federais em 2021 no país. Só em Mato Grosso, foram 129. Já nos acidentes com caminhões em geral, envolvendo inclusive outros veículos, morreram 2.521 pessoas. 

Excesso de jornada de trabalho, pressão para andar em alta velocidade e condições precárias de descanso são alguns dos fatores que contribuem para esses acidentes.

Áreas de escape e segurança nas rodovias

Luciana Santos também quer criar mais áreas de escape nas rodovias, pois permitirá uma zona segura e isolada para a desaceleração emergencial de veículos pesados. Como exemplo, a candidata cita a Serra de São Vicente, local com alto número de acidentes que poderiam ter sido evitados com esses escapes.
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