Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Organizado por Zé do Pátio

Após ameaças e mudança de local, “aniversário de Lula” é realizado em centro de eventos em Rondonópolis

Foto: Reprodução / Assessoria

Após ameaças e mudança de local, “aniversário de Lula” é realizado em centro de eventos em Rondonópolis
Após ameaças de depredação da Igreja São José Operário e até de morte dos párocos, o “aniversário de Lula” foi realizado em Rondonópolis, mas em um centro de eventos da cidade. A festa foi realizada pelo prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio (PSB) e os partidos que compõem a aliança progressista pró-Lula (PT) na cidade.


Leia também:
Igreja é vandalizada, freira perseguida e Bíblia incendiada em MT; frei criticou escalada do ódio na região

“A capital do agronegócio não tem dono, Rondonópolis foi e está sendo construída com a força de todas as classes e posições sociais, não apenas de meia dúzia que tentam através do medo e da coação calar a voz do povo”, afirmou Pátio em seu discurso no evento.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) também compareceu, e relembrou as obras trazidas pelo governo Lula para Mato Grosso. “São tantos avanços, que fica difícil lembrar de tudo, mas a enorme quantidade de casas para os trabalhadores, hospitais, projetos sociais, até mesmo o maior terminal rodoferroviário entregue pela ex-presidente Dilma teve início no governo Lula”.

Os simpatizantes presentes ainda cantaram parabéns para o candidato e ex-presidente Lula, que completou ontem 77 anos. O grupo também organiza uma  carreata que irá acontecer no sábado (29), com concentração e saída do antigo aeroporto, às 8h da manhã.

Ameaças

O padre Volnei Weber, de 52 anos, da Paróquia São José Operário, em Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá, registrou um boletim de ocorrência após ser ameaçado de morte caso um evento em comemoração ao aniversário do ex-presidente e candidato Lula (PT), fosse realizado no salão da igreja.

O ato foi cancelado pelo bispo Dom Maurício da Silva Jardim, da Diocese de Rondonópolis, na quarta-feira (26). Na delegacia da cidade, o padre explicou que foi procurado pela equipe do prefeito Zé Carlos do Pátio para que o espaço da paróquia fosse alugado para o evento. 

De acordo com Volnei, o salão paroquial já foi usado outras vezes para reuniões de cunho político. Na terça-feira (25), o padre começou a sofrer ataques em grupos de Whatsapp. As ameaças de morte também foram feitas por ligações no telefone da secretária da igreja. 

O padre narrou que as ameaças diziam que "tinha que matar um padre desses" e que ele deveria ser "linchado em praça pública" e "expulso da cidade". Por fim, Volnei resolver cancelar o evento para "acalmar os ânimos da população".

O Partido dos Trabalhadores fez uma nota de repúdio à violência neste caso. Leia a íntegra:

​Nota de Repúdio à violência bolsonarista praticada contra padre de Rondonópolis

O Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso (PT-MT) vem a público repudiar as ameaças praticadas por bolsonaristas contra o padre Volnei Weber, da Paróquia São José Operário, em Rondonópolis.

O padre passou a sofrer ameaças de morte e agressões verbais em grupos de whatsapp, após locar o salão paroquial da igreja para que ocorresse nesta quinta-feira (27), a comemoração do aniversário de 77 anos do ex-presidente Lula.

Em entrevista à imprensa, o padre disse que é prática comum locar o espaço para quaisquer atividades comemorativas e eventos políticos, independentemente de partido ou cunho ideológico. Entretanto, quando os locatários passaram a divulgar a comemoração do aniversário de Lula, bolsonaristas passaram a ameaça-lo. O religioso registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia da cidade.

O PT-MT repudia mais esse ato criminoso praticado por bolsonaristas. 

Já são inúmeras as denúncias de assédio eleitoral praticadas por patrões bolsonaristas, as quais o PT-MT tem acionado o Ministério Público do Trabalho (MPT). 

No primeiro turno, o trabalhador Benedito Cardoso dos Santos, apoiador do presidente Lula foi assassinado na cidade de Confresa, pelo bolsonarista Rafael Silva de Oliveira. E agora, um padre é ameaçado em Rondonópolis, assim como padres foram ameaçados por bolsonaristas em Aparecida do Norte (SP).

O bolsonarismo é antidemocrático, intolerante, assediador e violento! Por isso, precisa ser derrotado nas urnas com o voto livre e consciente, de cada cidadão e cidadã que defende a paz.

O PT-MT se solidariza com o padre Volnei e com todos e todas que tem sofrido violência bolsonarista!
O PT-MT cobra da Polícia Judiciária Civil (PJC) e das autoridades do Estado, a mais pronta apuração das ameaças sofridas pelo padre. A impunidade bolsonarista não pode imperar em nosso Estado.

Aqueles e aquelas que ameaçaram o sacerdote precisam ser identificados, denunciados, julgados e punidos.

Cuiabá 28 de outubro de 2022

Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso
(PT-MT)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet