Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

COMISSÃO ESTRATÉGICA

Júlio vence disputa com Sebastião e é confirmado presidente da CCJ na Assembleia

08 Fev 2023 - 12:00

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Marcos Salesse/OD

Júlio vence disputa com Sebastião e é confirmado presidente da CCJ na Assembleia
Reunião do Colégio de Líderes definiu o deputado Júlio Campos (União) como presidente da comissão permanente mais importante na Assembleia Legislativa (ALMT), a de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Ele disputou a função com o decano Sebastião Rezende (União), que perdeu força por já ter comandado o grupo em outras ocasiões.


Leia também:
Janaina não deve integrar comissões para tocar obras de modernização da Assembleia

Além de Júlio e Sebastião, a CCJ ainda será composta pelos deputados Thiago Silva (MDB), Diego Guimarães (Republicanos) e Faissal Calil (Cidadania).

Após a escolha, Júlio revelou que há grande quantidade de trabalho represado na CCJ e que seu trabalho será de conduzir de forma tranquila os trabalhos da comissão.

Na legislatura passada, a CCJ foi comandada pelo líder do governador Mauro Mendes (União), deputado Dilmar Dal Bosco (União). No fim do ano, no entanto, projeto da Mesa Diretora foi aprovado, proibindo que o líder do governo possa acumular a presidência de comissões permanentes.

Principal comissão da ALMT, a CCJ tem como premissa analisar se projetos, emendas ou substitutivos, Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e quaisquer assuntos de natureza jurídico não ferem as cláusulas pétreas da Constituição Estadual.

A comissão consegue controlar o ritmo e dar peso de validação a uma matéria para ser analisada pelo plenário. É a comissão mais estratégica, que pode interromper previamente determinados projetos.

Blocos

O nome de Júlio foi indicado pelo bloco governista, liderado por Dilmar e que reúne a maioria dos deputados: Eduardo Botelho (União), Sebastião, Carlos Avallone (PSDB), Paulo Araújo (PP) e Beto Dois a Um (PSB).

Thiago foi indicado pelo bloco “Movimento Democrático Brasileiro”, liderado por Janaina Riva, e composto por Juca do Guaraná e Dr. João, todos do MDB.

Diego foi o escolhido do bloco “Experiência e Trabalho”, liderado por Lúdio Cabral (PT). Valdir Barranco (PT), Wilson Santos (PSD) e Nininho (PSD) também integram o grupo.

Por fim, Faissal foi indicado pelo “Direita Democrática”, liderado por Elizeu Nascimento (PL). Ainda é composto por Gilberto Cattani (PL) e Claudio Ferreira (PTB).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet