Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Após morte em UPA

Governador determina abertura de 30 leitos pediátricos no Hospital Regional de Sinop

Foto: Assessoria

Governador determina abertura de 30 leitos pediátricos no Hospital Regional de Sinop
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) determinou que em até 30 dias a Secretaria de Saúde do Estado disponibilize 10 leitos de UTI pediátrica no Hospital Regional de Sinop, além de 15 leitos pediátricos em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 5 leitos de retaguarda infantil. A decisão foi tomada em reunião na tarde desta terça-feira (21) e ocorre em meio à acusações de suposto esquema da Secretaria de Saúde do Município.


Leia mais:
Prefeito diz que não vai afastar secretária e nega omissão no caso Manu: 'criança morre em todo lugar'

Sem entrar em detalhes, por meio da assessoria de imprensa, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse que a previsão era abrir leitos para cirurgias eletivas, mas “diante do atual contexto em Sinop”, o governador determinou a mudança.

“Essa decisão teve como base a melhoria da assistência à população da região. Prevíamos abrir leitos para pacientes que demandam por cirurgias eletivas, mas, diante do atual contexto em Sinop, entendemos como mais urgente a oferta de UTI pediátrica no Hospital Regional”, declarou.

A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 22 milhões por ano nesta ampliação. Na região de Saúde do Teles Pires, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já oferta leitos de UTI neonatal no Hospital Santo Antônio, em Sinop, e leitos de UTI pediátrica no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum.

“Mesmo já ofertando leitos de Terapia Intensiva para a região, iremos reforçar essa assistência com o objetivo de amparar a população de Sinop e região”, concluiu Gilberto.

Caso Manu e denúncia contra secretária

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Sinop encaminhou oficio para o prefeito, Roberto Dorner (Republicanos), pedindo o afastamento imediato da secretária de Saúde do Município, Daniela Galhardo, após as denúncias que vieram à tona com o falecimento de Manoella Tecchio, 3 anos, no dia 8 de março.

A família de Manoella aponta suposto erro médico na morte da menina e, além disso, apresentou uma segunda denúncia que envolveria a gestão da Saúde do Município.

Na segunda-feira (20), durante evento na cidade de Lucas do Rio Verde, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, se irritou ao ser questionado sobre o assunto, negou as acusações e disse que o eventual afastamento da secretária seria uma injustiça.

Segundo Dorner, a morte da criança está sendo apurada, mas as denúncias de esquema na Pasta seriam oportunismo de sua oposição.

“Prefeitura não sabe de nada, única coisa que fizemos foi mandar apurar os fatos. Criança morre em todo lugar, em Cuiabá morreram cinco na Santa Casa e ninguém falou nada, todo mundo ficou quieto. Agora, morreu uma criança em Sinop. Não somos alta complexidade, é só uma passagem, aí acontece isso e vêm falar de secretária, de OS”, disparou, na ocasião.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet