Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política MT

VISITA A CUIABÁ

Ministro afirma não ser razoável aceitar pessoas em situação de rua e garante política para atender vulneráveis

22 Set 2023 - 11:38

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Roberta Aline/ MDS

Ministro afirma não ser razoável aceitar pessoas em situação de rua e garante política para atender vulneráveis
Um dos cinco ministros do presidente Lula (PT) que cumprem agenda em Cuiabá nesta sexta-feira (22), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) afirmou não ser razoável aceitar que famílias fiquem em situação de rua, como ocorre em Cuiabá e diversos municípios do país. Na capital, nos últimos anos, houve crescimento do número de pessoas que buscam doações de dinheiro e trabalho nos semáforos das principais vias do município.


Leia também
Medeiros critica derrubada do marco temporal e diz que decisão aumenta a insegurança jurídica no país


De acordo com o ministro, o governo federal deve apresentar em outubro um programa que busca atender tal parcela da população. O estudo atende determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que em julho deu 120 dias para que a União elabore um plano de ação e monitoramento para que seja implementado no país a Política Nacional para a População em Situação de Rua.

“Nós já estávamos com um projeto bem adiantado, teve essa decisão agora do Supremo, que todo mundo está acompanhando, então nós tivemos que nos adaptar à decisão do ministro Alexandre de Moraes. Agora em outubro é previsto a apresentação para o país de um programa que integra 17 ministérios, mais estados, municípios e o setor privado para a população em situação de rua”, disse em conversa com a imprensa, durante visita ao Centro de Referência em Assistência Social, no bairro Jardim Colorado.

“Eliminar essa situação eu não posso criar essa expectativa (de acabar com o problema), mas não é razoável ter criança, ter famílias. Nós queremos dar as mãos a todas as pessoas que precisam. E vamos fazer isso com muito humanismo”, completou.

Ainda em Cuiabá, Dias participa do lançamento do Programa Brasil Sem Fome do Governo Federal nu auditório da CDL. O ato conta ainda com a presença dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

Pela manhã, os ministros também farão uma visita técnica ao Restaurante Popular, na rua Barão de Melgaço.

O plano

De acordo com a determinação de Moraes, o plano deverá conter a elaboração de um diagnóstico atual da população em situação de rua, com identificação do perfil, procedência e de suas principais necessidades.

Entre outros pontos, o plano também deverá conter mecanismos para mapear a população em situação de rua no censo do IBGE, meios de fiscalização de processos de despejo e de reintegração de posse no país e a elaboração de medidas para garantir “padrões mínimos de qualidade nos centros de acolhimento”.

A ação foi movida pelos partidos PSOL e Rede, e pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).
Na ação, eles pedem que o STF determine aos Executivos federal, estaduais e municipais a adoção de providências em relação às condições desumanas de vida da população em situação de rua no Brasil.

A Política Nacional para a População em Situação de Rua foi instituída por decreto de 2009, mas não foi efetivada por prefeituras e governos de estado. A norma traz ações e medidas para preservar a saúde e a vida de pessoas em situação de rua.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet