Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Política MT

HOSPITAL DE CÂNCER

Presidente do HCan defende estadualização de contratos: garantirá fôlego financeiro e ampliação de atendimentos

27 Jun 2024 - 18:14

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Rafael Machado

Foto: Reprodução

Presidente do HCan defende estadualização de contratos: garantirá fôlego financeiro e ampliação de atendimentos
O presidente do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan), Laudemi Nogueira, defendeu a estadualização dos contratos de prestação de serviços com a Prefeitura de Cuiabá. Ele argumenta que a medida trará segurança financeira e permitirá a ampliação da capacidade de atendimento da unidade.


Leia também
Técnicos da UFMT aprovam acordo com Governo Federal e sinalizam fim da greve na próxima semana


A reunião, realizada na manhã desta quinta-feira (27), contou com a participação de representantes do Ministério Público, secretarias municipais e estaduais de saúde, e do Conselho Municipal de Saúde.

Em entrevista ao Olhar Direto, Nogueira disse que o contrato de estadualização vai garantir capilaridade financeira à unidade. Ele explica que o município, por ser um órgão estatal menor, não tem a mesma dotação orçamentária que o Estado. 

“Na área da oncologia, o hospital precisa de um contrato maior, de um contrato mais amplo. Infelizmente, o município de Cuiabá tem outras situações, então ele não consegue contemplar um contrato na medida da necessidade do paciente oncológico. Então vindo para o Estado, isso é ampliado. O estado pode, junto com o hospital, ampliar esse atendimento. Esse é o objetivo principal. Permitir que o hospital amplie o seu atendimento, em quantidade, em qualidade, em diversidade, exclusivamente dentro da oncologia.

Ele ainda criticou a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) à frente do HCan, alegando que o gestor deixou o hospital numa situação financeira delicada. “Isso toda a sociedade sabe. A imprensa já noticiou. E vindo pro estado nós temos assistido que a prática por parte do governo atual é totalmente diferente, mas não temos dúvida de que haverá uma segurança financeira nesse novo contrato”. 

O presidente citou que no momento aguarda a tramitação burocrática e disse que está otimista porque há uma vontade política, tanto do município de Cuiabá quanto do Estado, em firmar o acordo. 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet