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Terça-feira, 02 de julho de 2024

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Mauro admite conversas para duplicação da BR-163 depois de Sinop, mas prega cautela para desfecho positivo

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro admite conversas para duplicação da BR-163 depois de Sinop, mas prega cautela para desfecho positivo
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) afirmou na última semana que tem mantido conversas com a concessionária Via Brasil, Governo Federal e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a duplicação do restante da BR-163 em Mato Grosso, no trecho que vai de Sinop até a divisa com o Pará. Atualmente, a Via Brasil administra um total de 262,80 km nesse trecho.  A rodovia é o principal corredor rodoviário para transporte de grãos entre os dois estados. 


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“Nós estamos monitorando, estamos dialogando com a Via Brasil, dialogando com o governo federal, com a ANTT, mas é um diálogo que nós sempre fazemos ele de forma reservada, porque existem muitos elementos. Nunca ninguém viu em nenhum local, uma conversa do governo sobre isso”, respondeu Mauro Mendes ao ser questionado se há interesse do governo em duplicar o trecho da BR-163 controlado pela Via Brasil. 

“São negociações que têm que ser feitas com muita estratégia e muita objetividade. Então o governo está acompanhando para que nós tenhamos o melhor desfecho daqui para cima também. Mas, por enquanto, não falamos desse assunto”, finalizou.

Mendes não deu maiores detalhes sobre as tratativas, mas destacou que o assunto tem sido tratado de forma discreta, a exemplo do que, segundo ele, ocorreu com as negociações da concessão do trecho estadual da BR-163 para a Nova Rota do Oeste. 

Hoje, a Nova Rota tem a concessão da BR-163 e BR-364 e Rodovia dos Imigrantes (BR-070), entre os municípios de Itiquira e Sinop, trecho com extensão de 850,9 km. A concessionária chegou em Mato Grosso com o nome de Rota do Oeste e assumiu a administração da rodovia em 20 de março de 2014, por meio de um contrato de concessão firmado com o Governo Federal. 

No entanto, após problemas financeiros e descumprimento de contratos, o controle da Concessionária foi adquirido pela MT Par, Sociedade de Economia Mista do Governo de Mato Grosso. Há cerca de um ano, o governo estadual assumiu oficialmente a concessão do trecho estadual da BR-163. 

O governo diz que pretende investir R$ 1,6 bilhão em dois anos em obras de recuperação de trechos da rodovia. São eles: o trecho entre Posto Gil e Nova Mutum (Km 507 ao Km 603); a travessia urbana de Sinop (Km 823 ao Km 834), e a Rodovia dos Imigrantes (KM 321,3 ao 353,5), que receberá obra de manutenção, neste primeiro momento. 

A projeção é de que ao menos 36 quilômetros de pistas duplicadas sejam entregues ainda no primeiro ano de concessão, agora em 2024. 

 
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