Olhar Direto

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Notícias | Política MT

​Recuo tático

Após quase duas décadas, Procurador Mauro não se lança candidato e Psol apoiará Lúdio para “frear golpistas”

29 Jun 2024 - 09:37

Da Reportagem Local - Airton Marques/ Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Olhar Direto

Após quase duas décadas, Procurador Mauro não se lança candidato e Psol apoiará Lúdio para “frear golpistas”
O Psol mato-grossense tomou uma decisão que, tendo como base quase duas décadas, pode ser entendida como histórica. Pela segunda vez em quase 20 anos, o partido não vai lançar Procurador Mauro para uma disputa majoritária. Neste ano, o Psol que integra federação com a Rede Sustentabilidade, irá apoiar a pré-candidatura do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) a prefeito de Cuiabá

 
Leia também:
Lúdio quer apoio de Procurador Mauro para concorrer à prefeitura de Cuiabá

O presidente do Psol, José Roberto, compareceu ao ato de lançamento da pré-campanha de Lúdio e explicou o “recuo tático” da legenda neste ano. Procurador Mauro, que disputa eleições majoritárias pelo partido desde 2006 (com exceção de 2022, quando saiu a deputado federal), está com problemas de saúde e se recupera para voltar a disputar eleições. Mas além disso, o partido que nunca se coligou em Mato Grosso, entende que é hora de compor uma chapa viável para frear os avanços daqueles que são vistos como “demagogos e golpistas”.
 
“Essa conversa nossa [com o PT] já vem há mais de anos, não é de agora. A gente está nesse apoio porque vemos a necessidade de deter o avanço dos demagogos e golpistas. Os demagogos estão avançando na política”, sintetizou José Roberto, em entrevista ao Olhar Direto.
 
Para o presidente do Psol, na atual conjuntura, a melhor opção é uma aliança com Lúdio. O Psol, inclusive, faz uma composição sem qualquer tipo de exigência, como espaço de vice na chapa petista. Todas as energias da legenda estarão focadas em fazer um vereador por Cuiabá.
 
“Aquele que se aproxima mais dessas pretensões de apoiar os excluídos e as pessoas com mais necessidades é a pessoa do Lúdio Cabral”, diz José Roberto.  “As coisas são mudando e dado a conjuntura, esse avanço dos demagogos... pode notar, o Psol vem unindo forças. A maior parte dos governos vem unindo força para barrar e conter esse avanço. Nós entendemos que é momento de juntar foça para deter esse avanço demagogo”.
 
José Roberto entende que apenas Lúdio Cabral pode fazer um governo que dialogue com as aspirações do Psol para áreas como meio ambiente, e políticas voltadas aos menos favorecidos. “A gente entende que devemos fazer aliança necessária para enfrentar esse grande problema”.
 
Histórico do Procurador Mauro
 
Procurador da Fazenda Nacional e cantor de Lambadão, Mauro disputa eleições majoritárias pelo Psol desde 2006, se alternando entre postulante a prefeito de Cuiabá, senador e governador. Apenas em 2022 ele saiu a deputado federal.
 
Em 2016, ano em que o então prefeito Mauro Mendes – então filiado ao PSB – desistiu de concorrer à reeleição, o Procurador chegou a ser favorito por algumas semanas. “Bombardeado” pelo marketing dos adversários, caiu nas pesquisas de intenção de votos, e acabou fora do segundo turno, que acabou polarizado entre Wilson Santos e Emanuel Pinheiro, que acabou eleito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet