Olhar Direto

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Política MT

ELEIÇÃO INTERNA

'Impossível governar uma Assembleia rachada', diz Janaina sobre disputa com deputados do União

Foto: Da assessoria

'Impossível governar uma Assembleia rachada', diz Janaina sobre disputa com deputados do União
Com o entendimento de que Max Russi (PSB) deve liderar a chapa de consenso a presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a briga passou a se concentrar na disputa pela segunda vaga mais importante: primeira-secretaria. Tida como favorita da disputa, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) trabalha por um consenso para não "rachar" o parlamento.


Leia também 
Pré-candidato a prefeito, Botelho promete romper contratos de empresas de sua família com a prefeitura


Apesar de ter preferência da maioria, Janaina Riva disputa a cadeira com colegas do União Brasil, Júlio Campos, Dilmar Dal Bosco e Beto Dois a Um. Ela ressalta que vê com naturalidade outros deputados apresentarem seus nomes neste momento de articulação, no entanto, a parlamentar tem buscado fortalecer e manter os seus aliados.

“Não tenho preocupação de levar rasteira, acho que isso [o cargo] é uma conquista, igual a um relacionamento, a pessoa escolhe estar ali, estou trabalhando com as pessoas que querem estar junto comigo nessa eleição, conversando, olhando para o futuro. Meus colegas sabem que não sou mais candidata a deputada estadual, isso abre um espaço para eles dentro de um grupo que é muito fiel, muito antigo”, destacou.

Janaina enfatizou que a busca do consenso é ideal para garantir uma harmonia na Casa nos próximos dois anos. Ela acredita que as discussões sobre o tema devem se estender até próximo a eleição, ressaltando que já viu muitas coisas acontecerem de última hora, sendo difícil bater o martelo dois meses antes do processo.

“É impossível governar uma Assembleia rachada, acho que nós, os 15 que reunimos, temos essa visão, agora, uma eleição de mesa tudo pode acontecer, a gente viu tanta coisa, já vimos eleição ser definida pela idade, pelo embate, então tudo pode acontecer”, disse.

A eleição da nova Mesa Diretora vai acontecer na primeira sessão de setembro, com a possibilidade de aumento das cadeiras. Isso porque tramita uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria três novos cargos: 3° vice-presidente e 5° e 6º secretário.

Atualmente, a diretoria da Assembleia é composta por sete deputados: Eduardo Botelho (União) - presidente; Janaina Riva – 1° vice-presidente; Wilson Santos (PSD) – 2° vice-presidente; Max Russi – primeiro-secretário; Valdir Barranco (PT) – 2° secretário; Gilberto Cattani (PL) – 3° secretário; Valmir Moretto (Republicanos) – 4° secretário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet