Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política MT

DE OLHO NA CADEIRA

Suplentes torcem por vitória de pré-candidatos a prefeito de Cuiabá para se efetivarem no Legislativo

Foto: Montagem/Olhar Direto

O suplente de deputado federal Rodrigo da Zaeli (PL) e os suplentes na ALMT Gilberto Figueiredo (União) e Edna Sampaio (PT)

O suplente de deputado federal Rodrigo da Zaeli (PL) e os suplentes na ALMT Gilberto Figueiredo (União) e Edna Sampaio (PT)

Três nomes que disputaram as eleições de 2022 talvez tenham mais interesse no resultado do pleito deste ano, do que alguns dos próprios pré-candidatos à Prefeitura de Cuiabá. Suplentes na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa estão de olho nas cadeiras de Abílio Brunini (PL), Eduardo Botelho (União) e Lúdio Cabral (PT).


Leia também
Chico detona projeto que torna obrigatório estudo da Bíblia em escolas: 'religião se discute dentro de casa'

No caso de Abílio, quem torce pela sua vitória é o ex-presidente da Câmara de Rondonópolis (212 Km de Cuiabá), vereador Rodrigo da Zaeli, vice-presidente municipal do PL. Ele comandou o legislativo entre 2017 e 2018 e está em segundo mandato. Nas eleições de 2022 ficou na segunda suplência, com apenas 6.965 votos.
Será beneficiado com a saída de Abílio, uma vez que o primeiro suplente, Nelson Barbudo - que recebeu 53.285 votos -, se efetivou no cargo em junho, com a morte de Amália Barros.

Já na Assembleia Legislativa, Botelho conta com a torcida do secretário estadual de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo (União), que ocupou a cadeira do pré-candidato por um curto período no ano passado.

Figueiredo já reforçou apoio a Botelho, mas pontuou não ter conversado com o presidente da Casa sobre voltar a assumir o mandato, numa eventual licença do pré-candidato durante a campanha. Caso tome posse, mas se licencie para continuar na SES, a cadeira pode ficar com Xuxu Dal Molin - Baiano Filho e Sandy de Paula estão na lista.

A cadeira de Lúdio é cobiçada pela vereadora cassada Edna Sampaio (PT), que em 2022 recebeu 16.488 votos. A petista perdeu o mandato na Câmara no mês passado, acusada de uso indevido da verba indenizatória da sua ex-chefe de gabinete e tenta reverter a decisão na Justiça estadual.

Além disso, tenta garantir seus direitos políticos, necessários tanto para eventualmente assumir a cadeira na ALMT quanto disputar um novo mandato de vereadora.

Caso Edna não consiga se desvencilhar dos impeditivos jurídicos, quem se beneficiaria com a eleição de Lúdio ao Alencastro é o ex-presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes (PT), que conquistou 15.154 votos há dois anos.

Em Rondonópolis

Ainda no legislativo estadual, os deputados Thiago Silva (MDB) e Claudio Paisagista (PL) disputam a Prefeitura de Rondonópolis e podem abrir vagas para os suplentes Silvano Amaral (MDB) e Chico Guarnieri (PRD).

Silvano tem longa trajetória política e chegou a ser secretário estadual de Agricultura Familiar (Seaf). Em fevereiro de 2024 assumiu temporariamente mandato na ALMT, na licença de Janaina Riva (MDB).

Guarnieri, que assim como Paisagista disputou as eleições de 2022 pelo PTB – que se tornou PRD após fusão com o Patriotas -, assumiu como deputado em agosto do ano passado, atuando por alguns dias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet