Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Política MT

SEM CONCENTRAÇÃO

Dilmar defende descentralização de poder da Mesa Diretora: ‘os 24 deputados merecem o mesmo tratamento’

25 Jul 2024 - 17:02

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: JLSiqueira/ALMT

Dilmar defende descentralização de poder da Mesa Diretora: ‘os 24 deputados merecem o mesmo tratamento’
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) ressaltou a proposta de descentralizar os poderes do presidente e do primeiro-secretário da próxima Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Ele comentou que existe um tratamento desigual no parlamento que precisa ser “revertido”. A proposta tem sido cobrada pelos outros deputados.


Leia também
Concessão de Dutrinha pode durar 40 anos; empresa terá que investir R$ 4,8 milhões


“Com toda certeza, não é nem para os outros membros da mesa, eu acho que para todos os 24 deputados merecem o mesmo tratamento, hoje aqui é desigual e fica na mão de duas, três pessoas só. Então, se quer ter mudança tem que mudar também a maneira que está sendo conduzido”, disse em entrevista nesta segunda-feira (22).

No próximo biênio, a mesa vai aumentar de sete para 10 cadeiras. Os deputados que fazem parte dos cargos de vice reclamam que não são consultados nas tomadas de decisões da Casa, que ficam sabendo das medidas junto com os demais que não fazem parte da diretoria, ideia também defendida por Dilmar.

“Para conseguir um recurso para mandar para imprensa não tem. A maioria dos deputados não tem. Então quer dizer, fica centralizado na mão de poucas pessoas que têm secretários ligados a ele, inclusive no comando da Assembleia Legislativa”, ressaltou.

A eleição da nova Mesa Diretora acontece no próximo dia 7 de agosto (quarta-feira).

Reviravolta

A disputa pela primeira-secretaria da Assembleia Legislativa sofreu uma reviravolta nesta quinta-feira (25), com o recuo de Janaina Riva (MDB) e de Beto Dois a Um (União) em torno de uma construção de consenso em torno do nome do deputado Dr João (MDB) para o cargo de primeiro-secretário na chapa única a ser encabeçada pelo deputado Max Russi (PSB). 

O martelo foi batido na tarde desta quinta-feira (25), durante reunião na sede do Legislativo, em consenso construído pelo atual presidente Eduardo Botelho (União), após sinais de que a disputa interna poderia azedar a relação da Assembleia com o Palácio Paiaguás, que tinha preferência por Beto na 1ª Secretaria.

A situação ficou mais tensionada entre os Poderes, após o ex-deputado José Riva participar do PodOlhar, do Olhar Direto, no dia 18, e afirmar que sua filha, Janaina, deixaria a base governista caso perdesse a eleição por interferência do Governo.

A composição dos dez cargos da Mesa Diretora que irá assumir em fevereiro do próximo ano será definida nos próximos dias, com o retorno dos deputados que estão viajando durante o recesso. Além de Max na Presidência e Dr. João na 1ª Secretaria, o único acerto é de que Júlio Campos (União) ficará como primeiro-vice-presidente.

Por ser chapa de consenso, todos os partidos que têm cadeiras no Legislativo serão contemplados na Mesa.
Janaina, que hoje é primeira-vice-presidente, ainda não decidiu se irá pleitear outro espaço na chapa de Max e Dr. João.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet