Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

incêndio no shopping popular

Fávaro descarta taxa de juros zero em linhas de crédito para lojistas e garante ajuda para reconstrução do prédio

04 Ago 2024 - 14:54

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Airton Marques

Foto: Reprodução

Fávaro descarta taxa de juros zero em linhas de crédito para lojistas  e garante ajuda para reconstrução do prédio
O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, descartou a possibilidade de o governo federal oferecer taxas de juro zero em linhas de crédito aos comerciantes do Shopping Popular impactados pelo incêndio que destruiu 600 lojas no mês passado. No entanto, ele garantiu que haverá uma taxa de juros muito baixa nas linhas de crédito disponibilizadas e assegurou que o governo vai ajudar na reconstrução do prédio.


Leia também
"Existe a falsa ideia de ganhar dinheiro sem merecimento", diz Juliana Palhares sobre jogos como do "Tigrinho"


“Não há possibilidade de juro zero”, disse. “Mas juros muito baratos, juros que incentivem, com carência, condições de capital de giro. E até uma linha que nós vamos estruturar para a reconstrução do prédio”, afirmou.  

Questionado sobre quando de fato os valores das linhas de crédito chegarão aos lojistas, Fávaro disse que o governo está estratificando dados dos lojistas. Segundo ele, o governo analisa questões como, por exemplo, quem é Microempreendedor Individual (MEI) ou não, os níveis de vendas de cada comerciante, além de quem possui contabilidade regular de seus negócios.

“Ali são 600 lojistas. São 600… condições diferentes, cada um tem uma condição. Quem é MEI, quem tem contabilidade, quem está nesse nível de venda, quem está nooutro. Tudo está sendo estratificado isso para levar para as linhas de crédito e em cada situação de excepcionalidade nós vamos buscar uma solução. São situações muito excepcionais. O que tem que ser estratificado e dando a solução passo a passo. Vai montar o capital de giro e superar os desafios”. 

Fávaro tem sido uma espécie de elo entre Cuiabá e o governo federal. De acordo com ele, o presidente Lula (PT) já determinou aos ministros Márcio França (Ministro das Micro e Pequenas Empresas), Fernando Haddad (Ministro da Fazenda) e Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, a trabalharem juntos para ajudar a encontrar uma solução. 

Um dia após a tragédia no Shopping Popular, o presidente Lula gravou um vídeo ao lado de Fávaro e garantiu a ajudar na reconstrução do local. Além da ajuda de Brasília, também são previstas ajudas do governo estadual e do executivo municipal.

A prefeitura de Cuiabá já disponibilizou uma linha de crédito no valor de R$ 25 mil para os lojistas. O governo do estado, por sua vez, analisa os cadastros dos trabalhadores para iniciar a oferta de auxílio aos lojistas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet