Olhar Direto

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

QUER OUVIR ESPECIALISTAS

Wilson responsabiliza usinas hidrelétricas por mortalidade de peixes e quer ouvir especialistas para encontrar solução

14 Ago 2024 - 15:26

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Sema/MT

Wilson responsabiliza usinas hidrelétricas por mortalidade de peixes e quer ouvir especialistas para encontrar solução
O presidente da Comissão Especial de Observatório da Pesca, deputado Wilson Santos (PSD), expressou preocupação com a mortalidade de peixes próxima às usinas hidrelétricas nos rios de Mato Grosso. Para buscar soluções, o parlamentar propôs a convocação de especialistas que possam contribuir com ações concretas para mitigar esse problema.


Leia também
Vereadora Fabiana Advogada lança candidatura em Chapada e promete transparência nas contas públicas


Wilson mencionou ter recebido relatos sobre a morte de peixes causada pelo impacto da força das águas quanto pelas estruturas dessas instalações. Ele criticou a falta de preocupação dos proprietários das hidrelétricas com o tema.

"Temos alguns meses para tratar da questão da pesca, e esse item será abordado. Queremos ouvir autoridades científicas, pessoas que estudaram, que trabalharam e que realmente entendem do assunto. Não é o nosso caso, por isso, precisamos ouvir quem tem conhecimento para propor ações concretas que evitem esse tipo de desastre que, periodicamente, ocorre", afirmou.

Embora reconheça a importância das hidrelétricas, Wilson destacou que o foco no lucro parece sobrepor as preocupações ambientais.

"As hidrelétricas cumprem um papel importante, mas o que vemos é uma preocupação maior com o lucro. Na minha concepção, isso deve ser considerado desde a concepção dos projetos desses empreendimentos. É necessário amarrar fórmulas e ações que evitem essas mortalidades", comentou.

Nas próximas semanas, a Comissão Especial deverá começar a convocar especialistas em hidrelétricas e ictiologia para discutir possíveis soluções que possam evitar novas mortes de peixes.

"Em Mato Grosso, temos doutores em peixes na UNEMAT e pós-doutores na UFMT. O que não podemos é continuar sendo periodicamente surpreendidos por mortalidades de peixes causadas pelo mau funcionamento das usinas", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet