Olhar Direto

Sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Juscimeira enfrenta crise hídrica após 100 dias sem chuva; atendimentos em postos de saúde tem aumentado

Foto: Reprodução

Juscimeira enfrenta crise hídrica após 100 dias sem chuva; atendimentos em postos de saúde tem aumentado
A seca prolongada que está atingindo o estado de Mato Grosso, especialmente nas regiões próximas ao Pantanal, tem feito que cidades decretaram situação de emergência para tentar mitigar os impactos da estiagem. Em Juscimeira, o prefeito Moisés dos Santos tomou essa medida após o município completar mais de 100 dias sem chuva.


Leia também
Cai o número de candidaturas registradas em Mato Grosso; maioria é homem, negro e casado


No decreto publicado nesta sexta-feira (16), o prefeito destacou que a ausência prolongada de chuvas tem provocado desabastecimento de água e agravado a situação em diversas áreas, principalmente nos assentamentos Santo Expedito, Geraldo Pereira de Andrade, 17 de Março, Grota Vermelha, Beleza e Pantanalzinho.

Além da escassez de água, Juscimeira enfrenta inúmeros focos de incêndio na região, o que agrava mais a estiagem na região. O prefeito ressaltou que a situação está causando danos à saúde da população, resultando em um aumento nos atendimentos pelos serviços de saúde pública.

A crise também afeta pequenos e médios produtores, especialmente aqueles nos assentamentos e na agricultura familiar, impactando a produção agrícola, hortifrutigranjeira, pecuária e leiteira.

Diante desse cenário, o município decretou estado de emergência por 90 dias. Durante este período, todos os órgãos municipais estão autorizados a se mobilizar, sob a coordenação da Defesa Civil, para atuar em ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. A convocação de voluntários também está prevista.

Além disso, durante o período de emergência, ficam dispensadas as licitações para a aquisição de bens necessários ao atendimento da situação emergencial e para obras e serviços que possam ser concluídos em até um ano.

Além de Juscimeira, Nossa Senhora do Livramento também decretou estado de emergência devido à escassez de água. Na cidade, moradores estão proibidos de utilizar água para encher piscinas e lavar calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet