Olhar Direto

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

FALTA REPRESENTATIVIDADE

Eleições 2024: apenas 45 mulheres disputam o comando de prefeituras de MT; 11 vão à reeleição

Foto: Reprodução

Eleições 2024: apenas 45 mulheres disputam o comando de prefeituras de MT; 11 vão à reeleição
Enquanto o eleitorado mato-grossense é formado por maioria de mulheres (50,84%), 65% das candidaturas são de homens. No grupo feminino, apenas 45 são candidatas à prefeitura - no universo de 365 postulantes -, sendo que 11 vão à reeleição, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mulheres ocupam a vice em 82 chapas e na corrida à vereança são 3.611.


Leia também
Cai o número de candidaturas registradas em Mato Grosso; maioria é homem, negro e casado

Em Barão de Melgaço (115 Km de Cuiabá), por exemplo, duas mulheres estão na disputa, a prefeita Margareth de Munil (União) e Sibely Moreno (PL), assim como em Confresa (1.054 Km de Cuiabá), em que Professora Lucimeire (PT) e Claudia Voltoline (União) concorrem.

O mesmo acontece em Nova Brasilândia (201 Km de Cuiabá) - Ana Augusta (PSB) e Honeide (PT) -, Nova Maringá (426 Km de Cuiabá) - Rose Ralla (PL) e Ana (União) -, Santo Antônio do Leveger (35 Km de Cuiabá) - a prefeita Francieli (PSB) e Tayane Castro (PSD) -, Tangará da Serra (252 Km de Cuiabá) - Nilvinha (PCdoB) e Karen Rocha (PSB) - e Várzea Grande - Flávia Moretti (PL) e Leliane Borges (PT).

Mulheres também concorrem as prefeituras de Chapada dos Guimarães, Cáceres e Jaciara, por exemplo. Lembrando que, de acordo com a Lei das Eleições (artigo 10, parágrafo 3º, da Lei nº 9.504/1997), cada partido, federação ou coligação poderá solicitar o registro de uma candidata ou um candidato ao cargo de prefeito e respectivo vice.

Já para as câmaras municipais, o número de candidatas e de candidatos registrados pelo partido ou pela federação – pois coligações não participam de eleições proporcionais – será de até 100% do número de lugares a preencher, acrescido de mais um.

Com base nesse número, a legenda e a federação deverão preencher a proporção de no mínimo 30% e no máximo 70% com candidaturas de cada sexo.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet