Olhar Direto

Sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

saúde pública

Virginia Mendes inaugura ambulatório para pessoas trans e exalta feitos do governo: "Quantos passaram e não fizeram?"

23 Ago 2024 - 17:05

Da Redação - Max Aguiar / Do Local - Rafael Machado

Foto: Secom-MT

Virginia Mendes inaugura ambulatório para pessoas trans e exalta feitos do governo:
A primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, representou o governador Mauro Mendes (UNIÃO) na inauguração do Ambulatório de Atenção à Transexualidade, do Centro de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), em Cuiabá. O gestor tem uma agenda política em Cáceres e por isso não pôde comparecer na inauguração. 


Leia mais:
‘Emendas PIX não tem nada a ver com desvio’, diz Jayme sobre suspensão de repasses

Ao abrir o evento, Virginia Mendes destacou que a atual gestão do Executivo é totalmente voltada para a inclusão de pessoas, sem discriminar raça, crença ou gênero. No discurso, ela destacou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), investiu no ambulatório aproximadamente R$ 5 milhões. Conforme estimativa apresentada pela Defensoria Pública em 2023, o serviço atenderá a cerca de 550 usuários.

Além de destacar o investimento na área da Saúde pública, a primeira-dama explicou que isso também faz parte do significado do programa SER Família. "O governo do Estado é um governo de inclusão e amor. Por isso que nosso programa se chama SER Família. Superação, Esperança e Respeito. Respeitamos todas as raças, todos os gêneros, todos os credos. Todas as pessoas sem discriminação. E aqui está esse ambulatório e esse consultório com médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiátras. E todos fizeram isso acontecer", comentou.

A primeira-dama ainda lembrou que a tentativa de criação de espaço voltado para a saúde da pessoa trans já é sonhado há muitos anos. "Décadas estão tentando. Outros tentaram e não conseguiram. Quantos governadores e prefeitos passaram e não fizeram? Eu fico feliz por hoje está aqui inaugurando na gestão de Mauro e Gilberto Figueiredo, nosso secretário de Saúde. Essa é uma equipe que trabalha muito pela saúde. O Mauro pediu que a saúde mudasse. O estado todo tem saúde boa e medicamentos. E volto a afirmar que é um estado de inclusão, acolhimento e carinho. Que projetos como seja o primeiro de muitos. Podem contar conosco nessa causa", concluiu a primeira-dama.

O projeto de inclusão foi proposto pela defensora pública geral do estado, Luziane Castro, e pela defensora que atua na Coordenadoria de Ações Coletivas e acompanha o caso, Rosana Leite. Conforme a proposta, que está na SES desde 2023, o ambulatório terá, além de uma equipe multidisciplinar de profissionais preparados para lidar com o público LGBTQIAP+, as pessoas contariam com tratamentos hormonais e cirúrgicos especializados, apoio psicológico e de assistência social.

De acordo com a Defensoria, a solicitação da criação do ambulatório é uma demanda antiga do público LGBTQIAP+ e chegou ao órgão por meio de representantes, entre eles as ONGs Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) e Mães pela Diversidade. Com o ambulatório pronto e inaugurado, as pessoas possam contar com atendimento gratuito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet