Olhar Direto

Sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

combate ao fogo

Max elogia decisão de Dino sobre incêndios: "quando Legislativo ou Executivo se omitem, a Justiça tem que atuar"

30 Ago 2024 - 16:17

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Lucas Hiromoto

Max elogia decisão de Dino sobre incêndios:
O deputado estadual Max Russi (PSB) avaliou como acertada a determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o governo reforce ao máximo, no prazo de 15 dias, a quantidade de pessoas que atuam no combate ao fogo no Pantanal e na Amazônia.


Leia também
Botelho deve se licenciar da AL no dia 10 de setembro; secretário e ex-deputado disputam a vaga


Segundo Max, essa determinação deveria partir do poder Executivo nacional e estaduais, não da justiça. Em sua avaliação, diz, a decisão é acertada levando em conta a omissão do poder executivo.

“Infelizmente a justiça quando o poder legislativo ou o poder executivo se omite, ela tem que atuar. Nesse caso ela está atuando e eu acho uma decisão correta. Nós precisamos fazer alguma coisa e precisamos da união de todos”, ressaltou o deputado.  

Pela ordem, deve ser mobilizado “todo contingente tecnicamente cabível” de diversos órgãos, incluindo das Forças Armadas, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Força Nacional, incluindo bombeiros militares que nela atuem, e da Fiscalização Ambiental.

“Os equipamentos e materiais necessários devem ser deslocados, ou requisitados, ou contratados emergencialmente”, escreveu Dino.

Russi ponderou, contudo, que os incêndios não têm atingido somente o Pantanal de Mato Grosso. Ele deu como exemplo o estado de São Paulo, que tem sido fortemente afetado por incêndios registrados principalmente em lavouras de cana-de-açúcar. 

Não é só no Mato Grosso, o estado geral em São Paulo está tendo muita queimada, é o estado que nunca teve. Então a seca esse ano está muito grande. Isso aí é lógico que vai trazer uma consequência. Cheia traz consequência, seca traz consequência. É natural, são problemas climáticos. A gente tem que estar prevenindo e tentando remediar o máximo possível. 

Nesta semana, em meio a alta de incêndios no estado, o Governo Federal autorizou a contratação de brigadistas federais temporários para a prevenção e o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso. Outros 18 estados e no Distrito Federal também serão contemplados. 

A medida foi oficializada por meio da Portaria do Ibama (nº 114/2024), que autoriza o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a estruturar brigadas em um conjunto de cidades brasileiras afetadas pelas queimadas, com estruturas e tamanhos diversos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet