Olhar Direto

Domingo, 01 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

NO PODOLHAR

Kalil Baracat nega hegemonia das famílias Baracat e Campos: “não vejo que há coronelismo em VG"

Foto: Reprodução/PodOlhar

Kalil Baracat nega hegemonia das famílias Baracat e Campos: “não vejo que há coronelismo em VG
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), que busca a reeleição, rejeitou a ideia de que há um domínio hegemônico das famílias Baracat e Campos na política local. Durante entrevista ao PodOlhar, videocast do portal Olhar Direto, Kalil afirmou que não vê a presença de coronelismo no município.


ASSISTA A ÍNTEGRA DO PODOLHAR COM O PREFEITO DE VÁRZEA GRANDE, KALIL BARACAT:



Kalil Baracat é membro de uma das famílias tradicionais de Várzea Grande. Neto da professora Sarita Baracat, primeira prefeita do município na década de 1960, e do ex-vereador Emanuel Benedito de Arruda, conhecido como "Caboclo", Kalil é filho de Nico Baracat, que foi vice-prefeito, deputado estadual por dois mandatos e secretário de Estado, falecido em 2012.

Desde 1949, quando o primeiro gestor foi nomeado, a Prefeitura de Várzea Grande foi comandada por membros das famílias Baracat ou Campos em pelo menos dez ocasiões. Nomes como Seo Fiote, Ary Leite de Campos, Sarita Baracat, Júlio, Jayme e Lucimar Campos são alguns exemplos dessa presença histórica.

No entanto, Kalil destacou que essa longa trajetória não significa uma hegemonia das duas famílias. "Os Baracat foram duas vezes. A professora Sarita, em 1970, acho que encerrou o mandato dela em 1970. E eu, em 2020. O meu pai foi vice do Murilo, em 2004, quando eu vou ver a eleição. Então, não é uma hegemonia", afirmou.

Kalil também reconheceu o trabalho prestado pela família Campos na cidade, destacando o número de mandatos que eles ocuparam na Prefeitura e outros cargos de relevância. "A família Campos tem muitos serviços prestados na cidade. Tanto é o número de mandatos que eles têm à frente da Prefeitura. E de lá saíram dois governadores e três senadores", observou, referindo-se a Jayme Campos, que foi governador e senador, e Júlio Campos, que também ocupou esses cargos.

O prefeito enfatizou que todos os prefeitos que passaram por Várzea Grande deram sua contribuição para o desenvolvimento da cidade. "Todos deram sua cota de contribuição. Todos os prefeitos contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Agora, nós não podemos ficar questionando o mandato de cada um, porque cada um foi uma realidade", disse Kalil, destacando que o contexto e os desafios enfrentados por cada gestão foram diferentes ao longo do tempo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet