Olhar Direto

Quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

disputa em VG

Tião culpa Kalil por ter registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral: "covardia"

Foto: Reprodução

Tião culpa Kalil por ter registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral:
O candidato a vice-prefeito de Várzea Grande na chapa de Flávia Moretti (PL), Tião da Zaeli (PL), publicou um vídeo em suas redes sociais na tarde desta quarta-feira (11) com ataques à chapa do seu adversário, Kalil Baracat, do MDB, que é candidato à reeleição na cidade. Zaeli alega que teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoal por culpa de Kalil. 


Leia também
'Tem que dar a eles o mesmo tratamento', diz Mauro Mendes ao comentar Lei da União Europeia sobre desmatamento

 
Segundo Tião, a coligação do emedebista, mesmo com apoio de vereadores, deputados, um senador e até do governo do Estado, quer eliminá-lo do pleito e disputar a prefeitura sem concorrente. Na publicação, Tião diz que jamais se venderá e que vai concorrer ao pleito.

A fala do candidato é em reação à decisão da Justiça Eleitoral que indeferiu o registro de sua candidatura a vice. De acordo com Tião, a chapa de Kalil foi quem requereu sua impugnação. 

“Com todo o poder do outro lado [chapa de Kalil] com quem nós estamos disputando a Prefeitura, com vinte vereadores apoiando o gerente, o gerente com a máquina na mão. Dois deputados estaduais de Várzea Grande, um senador da galáxia, a Assembleia Legislativa, governo do Estado e todo poderio econômico. Somente eu e Flávia, e o povo. Eles entraram com um embargo de declaração com 8 advogados para impugnar a minha candidatura. É no mínimo uma covardia. Por que não deixa o processo eleitoral transcorrer naturalmente e deixar o povo escolher?”, disparou Kalil. 

“Eles querem, com todo esse poder, disputar sozinho com a Flávia. Vocês são de verdade uns covardes. Eu e Flávia estamos com o povo e vamos vencer. E vocês terão vergonha o quanto nós faremos bem para o povo de mais grande. Flávia e Tião, dia 6 de outubro”, finalizou. 

Em sua decisão, o magistrado destacou que Tião foi considerado inelegível devido a um processo movido na Justiça Eleitoral, que condenou a Comercial de Alimentos Globo Ltda, empresa da qual Tião é sócio, por doação acima do limite legal. A empresa teria doado mais de 2% dos rendimentos do exercício anterior, infringindo a legislação eleitoral. 

A condenação levou à inelegibilidade de Tião por oito anos, o que o impede de concorrer no pleito de 2024.

No entanto, a defesa de Tião argumenta nos embargos que o edital de intimação, necessário para oficializar a impugnação de sua candidatura, não foi devidamente publicado nos autos do processo de registro de candidatura (RRC). 

Segundo a defesa, o edital foi publicado de forma genérica no processo relacionado ao Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), que é o documento da coligação, e não diretamente nos autos de Tião, como exigido pela legislação eleitoral.

Diante dessas alegações, Tião pede que o juiz reconsidere a decisão e aceite os embargos, reconhecendo a validade da impugnação e permitindo que o registro de sua candidatura seja analisado de maneira correta e dentro dos prazos legais. Ainda não há uma decisão sobre os embargos. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet