Olhar Direto

Terça-feira, 17 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

PARA EVITAR OCORRÊNCIAS

Projeto propõe conscientização sobre riscos de acidentes provocados por fatores climáticos

Foto: Marcos Lopes - ALMT

Projeto propõe conscientização sobre riscos de acidentes provocados por fatores climáticos
Calor, seca, fogo. A junção destes três fatores podem provocar inúmeros problemas, que vão desde o comprometimento da qualidade do ar até acidentes graves envolvendo a rede elétrica. Visando prevenir e reduzir os danos em caso de acidentes provocados por fatores climáticos, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei para que as concessionárias de energia que atuam no estado desenvolvam políticas de conscientização sobre medidas de segurança apropriadas em caso de acidentes relacionados à rede elétrica envolvendo eventos climáticos. 


Leia mais:
Desembargador teria revelado modus operandi de Zampieri a advogado que o denunciou

Os objetivos da lei, se aprovada, são promover a conscientização do risco à vida em caso de acidentes relacionados à rede elétrica envolvendo eventos climáticos; difundir o conhecimento sobre as medidas a serem adotadas para prevenir acidentes com a rede elétrica durante eventos climáticos; instruir sobre as medidas a serem adotadas na hipótese de envolvimento em acidente no sentido de resguardar a vida dos envolvidos; e orientar sobre os instrumentos que são condutores elétricos, principalmente veículos automotores e ciclomotores.

Para o autor da proposta, deputado Júlio Campos (União), nestes períodos de seca e de possíveis temporais, aumentam os riscos de acidentes na rede elétrica e, com isso, os riscos à vida humana. “Vivemos um momento sem precedentes com relação às mudanças climáticas e o que propomos é que a concessionária faça esse trabalho de conscientização, utilizando suas propagandas, a própria conta de energia, para falar sobre os riscos e cuidados que os usuários podem ter”, explicou Júlio Campos.

A concessionária de energia no estado afirma que já vem adotando essa política de forma voluntária, com a realização de campanhas, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, em seus canais de comunicação com os clientes. Por vídeos, releases e informes, profissionais da Energisa e da corporação darão dicas de seguranças. 

Segundo a concessionária, com o calor intenso, aparelhos de refrigeração, como ar-condicionado e geladeiras, tendem a consumir mais energia, o que pode sobrecarregar as instalações elétricas das residências, elevando o risco de incêndios. 

O comandante do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar (1º CRBM), coronel Heitor Fernandes da Luz, explica que esse cenário preocupa bastante, pois com o intenso calor, os equipamentos trabalham exigindo um alto consumo de energia, o que pode agravar problemas e deficiências já existentes nas redes elétricas internas dos imóveis, levando a possíveis incêndios.

Apresentado pelo deputado Júlio Campos (União), o projeto deverá agora passar por segunda votação em plenário antes de seguir para sanção do governador Mauro Mendes (União).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet