Olhar Direto

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Política MT

pesar

Júlio Campos lamenta morte e diz que MT deve muito a Garcia Neto

O ex-senador Júlio Campos (DEM) lamentou profundamente a morte do ex-governador José Garcia Neto. Em comentário na matéria sobre o falecimento do ilustre político, o democrata fez um retrospecto das ações de Garcia Neto no Estado, o que demonstra a importância dele para a população mato-grossense.


“Mato Grosso deve muito a este homem, a este político. Hoje os dois Mato Grosso (o nosso) e o Sul estão de luto”, comentou.

Júlio Campos lembrou da luta do ex-governador para trazer a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para Cuiabá, além da coragem de votar contra o Regime Militar pela não cassação do mandato do deputado Márcio Moreira Alves.

O ex-senador também destacou a importância de Garcia Neto na construção do estádio Governador José Fragelli, o Verdão. Em nome da família Campos, recebam o nosso forte abraço neste momento de dor e tristeza.

Confira a íntegra do comentário

Lamento profundamente a morte do eminente ex-governador José Garcia Neto, uma da figuras mais ativas e brilhantes da política contemporânea de Mato Grosso. Homem resoluto, corajoso, honesto e trabalhador. Foi o primeiro prefeito eleito pelo voto popular dos cuiabanos em 1954 (l955-1959), pela União Democrática Nacional (UDN),

Em 1960 foi eleito pelo voto popular, em cédula separada da votação do governador Fernando Corrêa da Costa (UDN) para ser o vice-governador de Mato Grosso, tendo mais votos que o titular (naquela época o vice era eleito separadamente do titular), ajudando a administrar o estado de 1961 a 1966. Em 1966, foi o deputado federal mais votado pela Arena, exercendo com brilhantismo o seu mandato em Brasília, sendo reeleito também pela Arena em 1970.

Um dos seus maiores momentos no Congresso foi ter a coragem de votar contra o Regime Militar pela não cassação do mandato do deputado Márcio Moreira Alves, e uma luta titânica ao lado do também já saudoso senador Filinto Müller, ter conseguido a criação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com sede em Cuiabá.

Em 1974, foi escolhido pela Arena e eleito pela Assembleia Legislativa do Estado para ser o nosso governador. Foi no seu Governo de 1975-l978, que ocorreu a Divisão territorial de MT, mais realizou um grande governo, com obras por todo o imenso torrão mato-grossense.

Dentre elas destaco a pavimentação das rodovias ligando Cuiabá a Chapada do Guimarães e a Poconé, alem de Rondonópolis a Guiratinga (esta concluída por Frederico Campos). A conclusão do estádio Verdão, a Linha de Transmissão de Energia de Cachoeira Dourada a Cuiabá, nos tirando da escuridão.

Como prefeito de Várzea Grande, nos dois últimos anos convivi com o Governo Garcia Neto e tive o apoio total dele, de sua espôsa dº Maria Ligia e da sua equipe, para realização da duplicação da pista da Avenida da FEB, da Praça do Aeroporto, para construção de escolas rurais e urbanas, e no serviço de distribuição de água nos bairros de Várzea Grande. Mato Grosso deve muito a este homem, a este político. Hoje os dois Mato Grosso (o nosso) e o Sul estão de luto.

A Dº M.Ligi. aos seus filhos Maise, Berinho, Catonho, ao genro Palma, as suas noras, netos e bisnetos e os nossos mais sinceros pêsames, em nome da família Campos recebam o nosso forte abraço neste momento de dor e tristeza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet