Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Capitaneados por Dal Bosco, lideranças cobram melhorias no abastecimento de energia

Com a economia baseada na atividade agropecuária, principalmente na produção de leite e derivados, o município de Terra Nova do Norte (648 km ao norte) sofre com as irregularidades no fornecimento de energia elétrica que prejudicam, entre outras coisas, o resfriamento do leite e o funcionamento dos maquinários.


Liderados pelo deputado estadual Dilceu Dal’Bosco (DEM), o prefeito Manoel Rodrigues de Freitas (PR), o presidente da Câmara de Vereadores Carlos Eduardo Vicente (PR) e o secretário de Governo Paulo Goulart, reuniram-se com o presidente da Cemat – Rede Energia, Antônio Carlos Fonseca, para pedir melhorias no abastecimento.

“Ao contrário da maioria dos municípios, 80% da nossa população encontra-se na zona rural, onde a produção predominante é de leite. A queda de energia tem causado um prejuízo muito grande, porque cada grupo de proprietários rurais tem resfriadores de leite e a interrupção elétrica causa a perda desse produto” explicou Carlos Eduardo.

O incremento na arrecadação do município foi debatido pelo prefeito Manoel, que solicitou a retomada de domínio das taxas de energia elétrica nas agrovilas 6ª, 9ª e 10 ª que, mesmo pertencendo aos limites territoriais de Terra Nova, tem os valores, desde 1994, destinados à cidade vizinha de Peixoto de Azevedo.

“Desde 2005, quando assumimos o primeiro mandato, estamos cobrando essa retomada de domínio, que significa perdas na arrecadação de ICMS, ISSQN e também da taxa de iluminação pública” afirmou Manoel, que prometei entrar com uma ação judicial contra o Estado para reaver o ICMS. Segundo o prefeito, 30% do consumo de energia no município, vêm das agrovilas.

O secretário de Governo Paulo Goulart, cobrou a inclusão de 250 famílias no Programa Luz Para Todos e a incorporação das redes de energia construídas pelos proprietários rurais, que funcionam de forma precária, ainda com postes de madeira.

Antônio Carlos garantiu que estará deslocando sua equipe técnica para fazer uma avaliação geral dos circuitos e da rede de distribuição de energia elétrica em Terra Nova do Norte.

“Nós vamos nos interar do que está acontecendo. De antemão já estamos garantindo ao prefeito que vai ter uma ação em nível de inspeção, para que possamos saber se é questão de manutenção que possa estar afetando a qualidade no fornecimento”, compromeu-se o presidente, que aguarda um georreferênciamento com os limites territoriais de Terra Nova do Norte, para efetuar a devolução do domínio de energia nas agrovilas 6ª, 9ª e 10 ª.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet