Olhar Direto

Quinta-feira, 27 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Esporte

Licitação é suspensa após denúncia de senador de MT

O Ministério do Esporte suspendeu a abertura das propostas do processo de licitação para o projeto Torcida Legal, que escolherá empresas que fornecerão equipamentos de segurança e monitoramento para os jogos do Campeonato Brasileiro das séries A e B do ano que vem. A licitação, marcada para esta segunda-feira (7), foi transferida para o próximo dia 15.


A medida foi tomada após denúncia de favorecimento a algumas empresas concorrentes. O senador Gilberto Goellner (DEM) pediu na semana passada que o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal analisem a licitude do processo. Empresas prejudicadas também fizeram denúncias ao TCU e ao MP.

Segundo Gilberto Goellner, o edital exclui empresas que não possuam patrimônio líquido inferior a R$ 8 milhões. Também, pelo edital, estão fora da disputa fornecedores que não tenham prestado serviços a empresas privadas no Brasil e no exterior. "Se a licitação se destina a estádios públicos, não seria coerente limitar empresas que já fizeram em estádios públicos. Há inequívoca tendência a direcionar a um único concorrente que atende ao severo critério do patriomônio líquido", salientou.

O senador alega que a maior parte dos estádios brasileiros é pública e que os mesmos serviços feitos nesses estádios já foram executados naqueles de propriedade dos clubes brasileiros. "Várias empresas já fzeram obras em estádios públicos, inclusive com obras idênticas às realizadas em estádios privados. A verdade é que poucas têm experiência com estádios privados", afirmou.

Em discurso na Tribuna do Senado na semana passada, Gilberto Goellner questionou o Ministério Ministério ao barrar empresas de menor porte econômico e que já tenham feito grandes obras em estádios públicos.

O projeto Torcida Legal envolve um investimento de cerca de R$ 80 milhões na automação de toda a segurança em 31 estádios que sediam jogos de futebol durante o Campeonato Brasileiro. As empresas escolhidas deverão instalar catracas eletrônicas, sistemas de monitoramento interno e externo e bancos de dados para coletar e fornecer a identificação dos torcedores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet