Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Senador defende músico e compositor popular durante audiência pública

O senador Osvaldo Sobrinho, durante audiência pública na Comissão de Educação e Cultura (CE), do Senado Federal, em homenagem aos compositores da Música Popular Brasileira, defendeu a categoria ao afirmar que “os músicos e compositores populares são os que trazem os sonhos e as utopias do País, precisam ser tratados de forma diferenciada, positivamente, com garantias de trabalho e regulamentação”.


A pauta da audiência foi as reivindicações dos compositores por um regime de aposentadoria especial, além da regulamentação da profissão e do seguro desemprego. Os músicos pedem mais respeito aos direitos autorais e a garantia de divulgação de seus nomes após a veiculação de suas canções.

A audiência contou com compositores de sambas como Wilson Moreira, que cantarolou sua Senhora Liberdade - em parceria com Nei Lopes – e Noca da Portela, que cedeu a sua Virada - em parceria com Gilpert - para a campanha presidencial de Tancredo Neves.

O senador petebista ainda colocou em pauta na reunião, defendeu a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para analisar a "caixa preta" da distribuição de direitos autorais. Sobrinho questionou a forma como a arrecadação dos direitos autorais vêm sendo feita pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) - sociedade civil, de natureza privada que recolhe a arrecadação e distribuição de direitos autorais decorrentes da execução pública de músicas nacionais e estrangeiras.

Ao final, Sobrinho entregou uma placa de homenagem ao compositor Délcio Carvalho - autor da canção Sonho Meu, hino pela anistia que compôs com Yvonne Lara. (AT)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet