Olhar Direto

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Alexandre Cesar consegue recursos para oficina de Lapidação em Poxoréu

O município de Poxoréu, localizado há 259 km da Capital, inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (10) sua primeira oficina de lapidação de gemas semipreciosas. As aulas da primeira turma começaram em dez de agosto com 22 alunos, sendo dois deficientes físicos.


Os recursos para a oficina, no valor de R$ 105 mil, foram captados do Ministério da Integração Nacional – Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste - com gestão do deputado estadual Alexandre Cesar (PT). Os parceiros são a prefeitura municipal com contrapartida de R$ 20 mil, o SEBRAE e a Secretaria Estadual de Indústria, Comercio, Minas e Energia (Sicme).

A oficina de lapidação foi idealizada pela secretária municipal de Indústria, Comércio e Mineração de Poxoréu, Lena Guedes. “Há 20 anos estou tentando realizar este sonho. Na época eu era presidente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Tentei de várias maneiras emplacar o projeto, mas foi após minha filiação no PT que consegui, porque conheci o deputado Alexandre Cesar que interveio captando os recursos no Ministério”, explicou.

Conforme a secretária Lena a vocação do município é de exploração mineral, mas ela percebeu a necessidade de criar uma alternativa ao diamante que se tornou escasso. “Os garimpeiros só sabem mesmo garimpar e eles precisam de uma alternativa ao diamante. Daí a ideia da lapidação de gemas semipreciosas, que tem mais valor no exterior que no Brasil”, disse.

O deputado estadual Alexandre Cesar se disse realizado com a abertura da oficina de lapidação. Ele contou que percebeu a grande desigualdade de desenvolvimento entre os municípios de Mato Grosso quando percorreu o Estado durante a campanha da candidatura dele a governador em 2002. Depois Cesar foi convidado pelo presidente Lula a ser secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste no Ministério da Integração Nacional, ocasião em que pode desenvolver ações para reduzir as desigualdades sociais entre os municípios.

“Quando a Lena apresentou este projeto e pediu nosso apoio ficamos satisfeitos de desenvolver algo que pudesse corrigir as desigualdades. Isso tem a ver com o Zoneamento cujo relatório apresentei nesta semana, pois visa um novo modelo de crescimento que concilia viabilidade econômica, distribuição de riquezas e sustentabilidade ambiental”, declarou Cesar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet