Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

ELEIÇÕES 2010

Briga por cadeira na AL fica acirrada em Sinop e cenário está indefinido

Os últimos movimentos de pretensos candidatos a deputado estadual em Sinop estão “mexendo no tabuleiro eleitoral” na cidade e, nomes que eram tidos como certos e prováveis eleitos, já não figuram mais entre os favoritos. No final de 2009, era tido como certa a candidatura e consequente eleição de pelo menos dois agentes, o secretário de Estado...

Os últimos movimentos de pretensos candidatos a deputado estadual em Sinop estão “mexendo no tabuleiro eleitoral” na cidade e, nomes que eram tidos como certos e prováveis eleitos, já não figuram mais entre os favoritos.


No final de 2009, era tido como certa a candidatura e consequente eleição de pelo menos dois agentes, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho (PMDB), e o deputado estadual Dilceu Dal’Bosco (DEM). Os dois têm bom capital político e eram ”figurinhas carimbadas” nas apostas dos prováveis eleitos.

Correndo pela tangente e com chances de se eleger estava o vereador e suplente de deputado Gilson de Oliveira (PP). Apesar de ter sofrido um “corte” em seu capital político na última eleição, quando caiu de quatro mil votos no certame de 2004 para vereador para pouco mais de dois mil em 2008, ele contava com a estrutura do PP e apoio de José Riva (PP) para garantir uma das 24 cadeiras da Assembléia Legislativa ou, no mínimo, ocupar primeira ou segunda suplência.

Todavia, com os reis, cavalos e peões se movendo no tabuleiro, o jogo pode ficar mais difícil para eles. No final do ano passado, a ex-suplente de vereadora Zeila Benevides, que perdeu a condição de suplente por ter trocado o PR pelo PPS, anunciou que concorrerá para o cargo de deputada com a anuência do deputado Percival Muniz (PPS).

Zeila somou 1.5 mil votos para vereadora em 2008, é ligada à igreja Assembleia de Deus e pode tirar votos dos já estabelecidos pré-candidatos. Mesmo que não se eleja, por “força da igreja” poderá arrancar importantes votos, inclusive na região, onde a Assembleia é bem estruturada.

Nesta semana, outras duas declarações também movimentaram o jogo. O empresário Roberto Dorner (PP) disse que analisa se concorrerá a deputado federal, conforme vinha sendo cogitado, ou a estadual, dependendo das coligações do partido.

Caso Dorner opte por concorrer á AL vai praticamente “exterminar” a vontade de Gilson de Oliveira de concorrer a deputado. Gilson é apresentador de um programa de televisão, justamente na emissora do “seo Roberto”, o SBT. Se o chefe “bater o pé” pela candidatura, o funcionário deve desistir da disputa.

A outra declaração da semana é bombástica a atinge em cheio Baiano Filho. O presidente da Câmara de Sinop, Mauro Garcia (PMDB), disse na sessão de segunda-feira que também é pré-candidato a estadual.

Se estiver mesmo disposto a levar a pretensão à frente, poderá inviabilizar o projeto de Baiano, já que os dois poderiam ter que passar pela convenção e é aí que Mauro levaria a melhor, pois é filiado antigo, conhece bem os convencionais do partido e ainda conta com apoio de vereadores e secretários municipais.

Na época em que Baiano foi convidado por Silval Barbosa para ingressar na sigla, por exemplo, houve insatisfação de parte dos peemedebistas, que já articulavam candidatura de um filiado antigo, o vereador licenciado e secretário de Indústria e Comércio de Sinop, Nevaldir Graff, o “Ticha”.

Caso Mauro pretenda mesmo mover as peças e dar o “xeque mate” na candidatura de Baiano, poderá concorrer, mas ter dificuldades para se eleger. Mauro é vereador de segundo mandato, mas ainda não é tão conhecido fora de Sinop e ainda poderia sofrer um revés, já que despertaria a ira dos peemedebistas de mais de 30 cidades da região que já acertaram apoio a Baiano. Olhar Direto apurou com integrantes do PMDB na região, que eles poderiam, inclusive, apoiar o deputado Nilson Santos, que é do mesmo partido e tem base eleitoral em Colíder, que fica a 150 km de Sinop.

Se todas essas jogadas realmente acontecerem, quem deve sofrer menos impacto e talvez até levar vantagem seria Dal`Bosco, que já projeta a reeleição para terceiro mandato há pelo menos dois anos. Além disso, no grupo político de Dilceu não figura nenhuma outra pretensa candidatura para o cargo, o que o deixa tranqüilo com relação ao nebuloso cenário que ronda Baiano e Gilson.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet