Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Operação Hygeia

TJ apura ligação de servidores presos em operação a fraudes

Os dois servidores licenciados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ), presos por envolvimento em um esquema de desvio de recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), podem estar ligados na suposta fraude de distribuição de processos do Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux), registrado em março deste ano. O caso será apurado pela Comissão de Auditoria Técnica de Tecnologia da Informação sob a supervisão do desembargador Marcio Vidal, que já solicitou o levantamento sobre os servidores Renata Guimarães Bueno e Carlos Renato de Souza, presos na Operação Hygeia da Polícia Federal, no último dia 7.


A associação se deve ao fato dos servidores à época terem atuado no Departamento de Informática, sendo o mesmo local alvo de investigação desde o dia 5 de março quando um técnico foi surpreendido em uma das máquinas do sistema, levantando suspeita de alteração da configuração que opera a distribuição.

“Eu pedi ao Departamento Pessoal informações sobre os cargos que eles ocuparam e em qual período. Uma que está presta eu sei que era da informática. Dessa forma, queremos saber se eles têm participação da fraude no Tribunal. Porque se podem ter lá fora, imagina aqui dentro”, declarou em entrevista ao Olhar Direto na tarde de hoje, durante reunião com a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT).

O magistrado disse que o relatório preliminar da auditoria que conta com a participação dos servidores Jonny Ander Pereira Abdallah (presidente da auditoria), Benedito Pedro da Cunha Alexandre e Marcos Pinto Gomes Júnior (membros), será encaminhado até esta sexta-feira à presidência do TJ.

No relatório, segundo ele, já estarão todas as providências que deverão ser tomadas até a mesmo a possibilidade da abertura de uma Sindicância Interna.

O desembargador José Silvério conta que o ex-diretor de informática entrou no departamento com o seu notebook, dizendo que iria instalar um programa que permite acompanhar a distribuição dos processos por meio de um telão. Os servidores desconfiaram da manobra.

Ele ressalta que encaminhou o incidente ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Polícia Federal e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Operação Hygeia

Investigação

A Operação Hygeia foi deflagrada para combater fraudes nas licitações e contratos feitos pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) superior a R$ 51 milhões e apura crimes de formação de quadrilha, estelionato, fraude em licitações, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, prevaricação. Trinta e uma pessoas foram presas nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rondônia.

A delegada responsável pelo caso, Heloisa Albuquerque, disse que o esquema funcionava por meio de núcleos e os servidores eram tidos como partes do núcleo intelectual da quadrilha que conta também com os coordenadores das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) Idheas e Creatio.

As investigações da PF deverão ser concluídas até sexta-feira (16), mas 46 pessoas já foram indiciadas, inclusive os dois servidores do Tribunal, sendo que 31 estão presas, quatro foragidas, e outras 11 em liberdade.

Veja a lista de indiciados com mandado de prisão

Abel Alves Saraiva dos Santos
Ana Beatriz Muller
Carlos Miranda
Carlos Renato de Souza Bernardo
Celino Henrique Lugon Fraga
Denilson Pereira Melo
Djalma Rodrigues Porto
Edson Pertille
Evandro Vitório
Faustino Dias Neto
Francenylson Luiz Dantas dos Santos
Francisco Salvador de Mattos
Gleida Marisa Costa
Ídio Nemésio
José Luis Gomes Bezerra
Kurt Luiz Matte
Lauriel Francisco da Silva
Luciano de Carvalho Mesquita
Márcio Souza Faria
Marco Antônio Stangherlin
Maria Guimarães Bueno de Araújo Cuiabá
Mário de Almeida
Odil Nascimento
Paulo Félix Castro de Almeida
Rafael Bastos
Renata Guimarães Bueno
Rodrigo Guerra Duarte
Romilton Souza Carlos
Ronildo Lopes do Nascimento
Valdebran Padilha
Valdemir Padilha
Valéria Nascimento
Warley Guerra Duarte
Washington Luis Melo dos Anjos
Wellington Fanaia Pereira
Williames Pimentel de Oliveira

Em liberdade

Sérgio Ferreira Wanderley
Salomão Neves Botelho
Raul Dias de Moura
Michele Beutinger de Mattos
Jussara Nascimento Brill
Heiter Carlos Guimarães
Gerson Fanaia Pereira
Gabrielle Queiroz Marques
Alexssandro Neves Botelho
Abraão Thiago Batista Guimarãe

Atualizada às 19h20
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet